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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Elis Rejane Maciel da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:48:21Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 547 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24692 | - |
dc.description | SILVA, E. R. M. da. Química dos alimentos: Contextualizando e dinamizando o ensino de Química. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A química orgânica é uma disciplina que é ensinada na maioria das vezes de forma tradicional com conceitos prontos, fórmulas e nomenclaturas para que os alunos memorizem, e isso a torna uma disciplina chata e sem aplicação no cotidiano. Na LDB, a educação tem por finalidade, fornecer subsídios para que o aluno possa exercer a sua cidadania. Com isso as competências específicas propostas pela BNCC para ciências da natureza propõem que os alunos desenvolvam a capacidade para analisar situações-problemas de forma crítica. A química orgânica fornece subsídios para uma boa abordagem CTS utilizando temas de relevância social, como temas de combustível e alimentos, que pode facilitar e despertar a curiosidade do aluno por estar em seu cotidiano. Nesta perspectiva, essa pesquisa tem por finalidade, trazer para o aluno uma abordagem contextualizada com enfoque CTSA, buscando a participação ativa dos mesmos, instigando a curiosidade, o senso crítico e a busca por soluções com a utilização dos carboidratos. Com base em um texto gerador, foi desenvolvida uma problemática com o consumo de carboidratos, tendo em vista os efeitos que os carboidratos causam no organismo e o que pode ocorrer se uma pessoa deixar de consumi-lo. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo exploratório, com a perspectiva em Freire utilizando os temas transversais, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática com bases nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e uma abordagem contextualizada, envolvendo elementos do dia a dia do aluno, com o tema gerador Química dos alimentos, voltado para a saúde e a conscientização e incentivo na prevenção da diabetes, finalizando com a aplicação de com um jogo lúdico, em uma turma do EJA no município de Queimadas-PB. Os dados da pesquisa foram estruturados por questionários de sondagem, observação participante e da resolução dos questionários de sondagem e final com questões objetivas e subjetivas. E por fim, observando e analisando o comportamento e fala dos alunos pode concluir que instigar os alunos a participarem das aulas com esses tipos de abordagens é possível desenvolver o senso crítico e democrático frente a problemas vivenciados pelo discente, contribuindo de tal modo para o conhecimento científico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Bruna Tayane da Silva Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Química dos alimentos | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.title | Química dos alimentos: Contextualizando e dinamizando o ensino de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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