Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Gustavo Igor Menezes-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:49:20Z-
dc.date.available2021-09-30T15:49:20Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24700-
dc.descriptionMENDES, G. I. M. Esportes paralímpicos na escola: Possibilidades para o trato pedagógico. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO trato do esporte na escola pode e deve está entrelaçado à construção de valores como solidariedade, ética, dentre outros.Sendo um canal para a modificação do conhecimento do e pelo corpo. Neste cenário, o Esporte Paralímpico é elencado como um segmento importante para que seja estabelecido diálogos sobre as problemáticas sociais, as questões de igualdade, de condições físicas e de adaptação social, porém, ainda é pouco trabalhado na Educação Física escolar. O objetivo do presente trabalho é apresentar possibilidades pedagógicas aos professores de Educação Física escolar, destacando as potencialides e fragilidades da experiência, a partir da descrição da vivência com o ensino de esportes paralímpicos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado IV do curso de licenciatura em Educação Física, envolvendo cerca de 20 alunos do ensino básico. Para estudo e discussão dos dados, contamos com o relatório dos estágio e caderno de campo com observação dos participantes, foi possível constatar a visão que os alunos tem em relação ao corpo da pessoa com deficiência.Como resultados ainda foi possível concluir a importância do planejamento, do uso da tecnologia como ferramenta metodológica, da exposição de informações por parte de profissionais que trabalham com determinada deficiência, além de constatar a importância do professor de Educação Física em todo esse processo, utilizando de metodologias e vivências que proporcionam esclarecimento sobre as diferenças, sendo dessa forma mediador no processo de apredizagem inclusivo que o Esporte Paralímpico oferece.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEsporte Paralímpicopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleEsportes paralímpicos na escola: Possibilidades para o trato pedagógicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Igor Menezes Mendes.pdfPDF - Gustavo Igor Menezes Mendes3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.