Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Gustavo Igor Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:49:20Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:49:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24700 | - |
dc.description | MENDES, G. I. M. Esportes paralímpicos na escola: Possibilidades para o trato pedagógico. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trato do esporte na escola pode e deve está entrelaçado à construção de valores como solidariedade, ética, dentre outros.Sendo um canal para a modificação do conhecimento do e pelo corpo. Neste cenário, o Esporte Paralímpico é elencado como um segmento importante para que seja estabelecido diálogos sobre as problemáticas sociais, as questões de igualdade, de condições físicas e de adaptação social, porém, ainda é pouco trabalhado na Educação Física escolar. O objetivo do presente trabalho é apresentar possibilidades pedagógicas aos professores de Educação Física escolar, destacando as potencialides e fragilidades da experiência, a partir da descrição da vivência com o ensino de esportes paralímpicos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado IV do curso de licenciatura em Educação Física, envolvendo cerca de 20 alunos do ensino básico. Para estudo e discussão dos dados, contamos com o relatório dos estágio e caderno de campo com observação dos participantes, foi possível constatar a visão que os alunos tem em relação ao corpo da pessoa com deficiência.Como resultados ainda foi possível concluir a importância do planejamento, do uso da tecnologia como ferramenta metodológica, da exposição de informações por parte de profissionais que trabalham com determinada deficiência, além de constatar a importância do professor de Educação Física em todo esse processo, utilizando de metodologias e vivências que proporcionam esclarecimento sobre as diferenças, sendo dessa forma mediador no processo de apredizagem inclusivo que o Esporte Paralímpico oferece. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Esporte Paralímpico | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Esportes paralímpicos na escola: Possibilidades para o trato pedagógico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gustavo Igor Menezes Mendes.pdf | PDF - Gustavo Igor Menezes Mendes | 3.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.