Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2474
Título: A sociedade, a indústria e a arte: a vida moderna sob o espectro do cinema
Autor(es): Mota, Ramon Porto
Palavras-chave: Cinema
História
Modernidade
Belle Époque
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A discussão em torno da modernidade sempre foi extensa e complexa, muito se falou e se fala acerca da mesma, de suas questões e seus em tornos. Tal discussão é ampla e engloba uma serie de outros debates, questões, campos de saber e áreas do conhecimento. O cinema, por exemplo, relaciona-se diretamente com a modernidade, sendo a única forma de arte a ter sido inventada a partir de aparato técnico-cientifico, e isso durante um período de consolidação da modernidade, o fim do século XIX, começo do século XX. Este trabalho debruça-se, exatamente, sobre relação entre o cinema e as mudanças na sociedade européia, denominadas de modernidade, a partir da produção cinematográfica do primeiro cinema, que aconteceu entre 1894 e 1907. Para entendermos melhor essa relação entre o cinema e as transformações sócio-culturais, debruçamo-nos também sobre o contexto do fim do século XIX, começo do século XX. O objetivo de nosso trabalho foi compreender as relações entre as mudanças que estão ocorrendo na sociedade européia (1894-1907), que se inserem no âmbito da modernidade, tendo como referencia os primórdios do cinema, e o estudo dos primeiros filmes. Para desenvolvermos nossa proposta de trabalho, aprofundamos nosso conhecimento com base em autores como: Hobsbawam (1988), Costa (2007), Berman (1986), Sabadin (2009), Singer (2001), Schwartz (2001), Charney (2001), Hansen (2001) e Burch (2008), etc. A partir de nossos estudos podemos perceber como se deu a relação entre o cinema e a sociedade européia do fim do século XIX, começo do século XX, além de ter possibilitado uma compreensão diferente das transformações sociais, urbanísticas, geográficas, econômicas, tecnológicas, culturais e artísticas, estas vistas a partir do estudo do primeiro cinema como fonte histórica.
Descrição: Mota, R. P. A sociedade, a indústria e a arte: a vida moderna sob o espectro do cinema. 2010. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2474
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramon Porto Mota.pdfRamon Porto Mota6.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.