Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2475
Título: Braços que acolhem, palavras que confortam no outro lado da infância: representações das crianças da casa lar “ministério farol: luz para o mundo” (1999 – 2010)
Autor(es): Brito, Samira Santos
Palavras-chave: Criança
Infância
Abrigo
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O presente estudo reflete sobre a condição histórico-social e os reflexos psicológicos pertinentes às crianças e adolescentes sujeitos à vulnerabilidade social. Sobretudo, lançando um olhar sobre as crianças que são abrigadas em casas-lares, particularmente, as pertencentes à casa lar Ministério Farol – Luz para o Mundo, situada em Campina Grande/PB. Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos dos seguintes questionamentos: de que modo a infância campinense representada nas crianças abrigadas em casas lares são (in) visibilizadas no cotidiano da cidade? Como as instituições que trabalham com a infância abrigada campinense têm utilizado de táticas e astúcias para reverter a condição de vulnerabilidade desse seguimento etário? O marco temporal escolhido para estudo foi o período composto entre 1999 e 2010. A partir da técnica da entrevista semi-estruturada, adotamos como fonte o recurso da oralidade aliado à análise de documentos oficiais tais como o ECA (1990), a Cartilha Passo a Passo para Adoção (2000), Novas Regras para Adoção (2007) e outros pertencentes à instituição do abrigo, a exemplo de Relatórios Trimestrais e Livros de Encaminhamentos. Nosso caminho ancorou-se em autores como Ariès (2006), para a discussão sobre a descoberta da infância; Del Priore (2007) para analisarmos a trajetória historiográfica da criança no Brasil; Marcílio (2006) para identificar como se instituiu o abandono e a negligência sofrida pelas crianças; Certeau (2008) como um aparato teórico-metodológico; Burke (1992) com a perspectiva da nova história e suas diferentes abordagens; Pesavento (2003), através dos conceitos de cultura e representação; Chartier (1990) para a abordagem sobre representação e práticas culturais. O trabalho está organizado em dois capítulos. No primeiro, intitulado “Modos de Ver e Pensar a Infância: tecendo os caminhos da pesquisa”, abordamos como a infância foi operacionalizada até chegar a ter uma (in) visibilidade e como se deu esse processo no país. No segundo capítulo, intitulado “Olhares sobre uma História Invisível: as crianças da Casa Lar Ministério Farol – Luz para o Mundo”, trabalhamos com as representações das crianças abrigadas na Casa Lar Ministério Farol – Luz para o Mundo, discutindo sobre suas dificuldades e seus cotidianos. Suas muitas histórias são colocadas em dissonância com as leis e propostas de proteção, o que requer da sociedade uma séria reflexão a respeito.
Descrição: Brito, S. S. Braços que acolhem, palavras que confortam no outro lado da infância: representações das crianças da casa lar “ministério farol: luz para o mundo” (1999 – 2010). 2010. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2475
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samira Santos Brito.pdfSamira Santos Brito1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.