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dc.contributor.authorPessoa, Louise Gabrielle Cardoso dos Santos-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:52:41Z-
dc.date.available2021-09-30T15:52:41Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.otherCDD 158.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24750-
dc.descriptionPESSOA, L. G. C. dos S. Análise das regras na relação parento-filial: A percepção dos adolescentes em diferentes contextos. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos tem-se questionado sobre as diversas formas de relacionamento entre pais e filhos, especificamente no que se refere aos temas relativos aos limites e à autoridade. Alguns estudos analisam a influência da família no processo de desenvolvimento do ser humano, partindo do pressuposto de que as relações parentais variam de acordo com o contexto histórico, cultural e social, provocando resultados diferentes nos comportamentos dos filhos. Especificamente em relação aos adolescentes, verificam-se estudos que abordam a importância das regras no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente, considerando que este processo ocorre de forma mais positiva quando se estabelece relações parentais fundamentadas no diálogo e no respeito mútuo. Diante do exposto, o presente estudo é um recorte de uma pesquisa do PIBIC, UEPB/CNPq, cota 2018- 2019 com o objetivo de analisar o olhar de adolescentes em diferentes contextos sociais sobre as relações parentais. A partir dos resultados desse estudo, decidiu-se trabalhar mais especificamente o olhar de adolescentes de diferentes idades e contextos sociais sobre as regras na relação parento-filial. Participaram deste estudo 42 adolescentes, sendo 21 de escola pública e 21 de escola privada, com idade variando entre 16 a 18 anos incompletos (quatorze estudantes para cada faixa etária), no nível médio e acadêmico, da cidade de Campina Grande-PB. Os dados foram coletados por meio de questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas, devidamente gravadas, com duração média de 10 minutos. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo bardiniana enquanto que os do questionário e cálculo do x² das categorias, foram analisados por meio do SPSS Statistic, versão 22.0. Os resultados indicaram que os adolescentes afirmaram a existência de regras no seu contexto familiar e que estas são importantes para a sua educação. A respeito do processo de estabelecimento destas regras, os adolescentes destacaram a importância do diálogo, da participação de todos e da decisão dos pais. Os participantes caracterizaram o estilo parental dos pais como sendo o autoritativo, que implica em um conjunto de práticas educativas que são adotadas de maneira racional e orientada, com equilíbrio entre afeto e controle. Evidencia-se a capacidade dos adolescentes analisarem, de forma crítica, a relação parental, reiterando a importância do diálogo tanto no controle do comportamento dos filhos, como no estabelecimento de regras da casa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Cristina Rabelo Loureiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelações parentaispt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.titleAnálise das regras na relação parento-filial: A percepção dos adolescentes em diferentes contextospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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