Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Márcia de Fátima Almeida-
dc.date.accessioned2021-09-30T17:37:22Z-
dc.date.available2021-09-30T17:37:22Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.issnCCD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24783-
dc.descriptionSILVA. Márcia de Fátima Almeida. Relato de uma abordagem do conteúdo Propriedades periódicas para alunos com deficiência visual. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA educação especial é um desafio para os professores e ainda maior na perspectiva inclusiva, onde salas de aula com diversos públicos dificultam o acesso a materiais inclusivos, principalmente no caso de alunos com deficiência visual. Deste modo, a criação de materiais que contribuam com a aquisição do conhecimento torna-se necessário. Com isso, o objetivo deste trabalho, foi a adaptação da tabela periódica em material tátil e uma aula inclusiva para alunos com deficiência visual do Instituto dos cegos de Campina Grande, dez alunos do 9º ao 2º ano de Ensino. Foram utilizados dois questionários, sendo um para analise do conhecimento prévio, com cinco questões subjetivas, sobre o conteúdo de propriedade periódica dos elementos químicos e o segundo questionário com quatro questões subjetivas, buscando-se avaliar a proposta didática frente aos sujeitos da pesquisa. médio Após a aula e a apresentação dos recursos, os alunos demonstraram que o material adaptado é útil para compreensão das propriedades periódicas e informaram que a maior dificuldade do estudo da química está nas aulas onde os professores limitam-se as aulas tradicionais sem uso de recursos ou adaptações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleRelato de uma abordagem das propriedades periódicas para alunos com deficiência visual na educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia de Fátima Almeida SilvaPDF - Márcia de Fátima Almeida Silva1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito105.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.