Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Jefferson de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T18:45:30Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T18:45:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24791 | - |
dc.description | ARAÚJO, Jefferson de Lima. Da universidade à escola: um relato sobre a residência pedagógica em Educação Física. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a importância que a Residência Pedagógica e programas para a formação de professores, têm para os alunos das IES (Instituições de Ensino Superior). Através de experiências obtidas como bolsista residente em Educação Física do referido programa percebe-se o quanto é necessário se ter uma ligação entre teoria e prática para se ter uma formação de melhor qualidade. O programa Residência Pedagógica foi lançado em 2018 e integra a política nacional de formação de professores da CAPES, cujo objetivo é o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso. As experiências apresentadas neste estudo foram vivenciadas em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental, localizada na cidade de Campina Grande-PB. As aulas na escola ocorreram duas vezes na semana, durante trinta minutos cada aula para o Ensino Infantil e cinquenta minutos para o 1 º e 2º ano do Fundamental. Enfatizamos que o programa é de suma importância para a formação de professores, pois este aproxima a realidade da educação pública do Brasil, onde pode-se deparar com diversos desafios e dificuldades, também se percebe que a Educação Física ainda não é desenvolvida nem valorizada como deveria ser. A Residência Pedagógica é para alunos em cursos de formação de professores um divisor de águas. Pois, sendo inserido na escola, o residente vai começar a observar a realidade da educação pública e vai saber de diversos problemas que se passam dentro das escolas. É de extrema importância o desenvolvimento e a ampliação de programas e políticas públicas que estimulem a formação docente, estes devem ser considerados fundamentais para uma formação profissional de qualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Da universidade à escola: um relato sobre a residência pedagógica em Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jefferson de Lima Araújo | PDF - Jefferson de Lima Araújo | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 157.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.