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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Aleksandra | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-20T18:14:47Z | - |
dc.date.available | 2012-09-20T18:14:47Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/247 | - |
dc.description | PEREIRA, A. Educação física para jovens e adultos (EJA) em uma escola de Campina Grande – PB. 2011. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um programa do Governo Federal e tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos no Brasil. Em seu currículo escolar os componentes são: português e matemática, que envolvem conhecimentos gerais do dia a dia situando o aluno no espaço que ocupa na sociedade. Por esse motivo, o presente trabalho intitulado “Educação Física para Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de Campina Grande - PB” teve como objetivo: analisar as possibilidades de inserção do componente curricular Educação Física no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campina Grande – PB. Trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa. A nossa preocupação foi de entender o porquê dos alunos do ensino noturno, especificamente da EJA, não participarem de aulas de Educação Física escolar. Nossa pesquisa aconteceu na Escola Municipal Félix Araújo, contando com uma turma de EJA e dois professores de Educação Física, onde implementamos uma unidade de ensino de Educação Física. Como instrumentos da pesquisa foram utilizados: plano de curso, planos de aula, diário de campo, registro fotográfico, entrevista e questionário. Concluímos que para 100% dos alunos as aulas de Educação Física foram muito importantes porque segundo eles (40%) faz bem para a saúde, sendo destacado que o trabalho (39,1%) não influenciou na ausência dos alunos nas aulas e que há uma grande necessidade (56,5%) de que as aulas de Educação Física continuem fazendo parte do seu ensino. Uma vez que, das 87 Escolas Municipais, esta é a única que apresenta uma aula de Educação Física à noite uma vez por semana. Para os dois profissionais entrevistados, propor a Educação Física para alunos da EJA só tem a contribuir com o seu desenvolvimento como um todo. Foi observada, com a pesquisa, a inserção da Educação Física nas Escolas Municipais no ensino noturno, já que não compreendemos o porquê dos alunos deste turno ser liberados do componente curricular como se ela apenas servisse para correr e pular. Compreendemos a Educação Física como um componente curricular reconhecido por lei e que se apresenta na escola como formadora de conhecimento e práticas corporais necessárias à vida do aluno em qualquer faixa etária ou turno que se encontre. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Tenório Brasileiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Educação Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | Educação física para jovens e adultos (EJA) em uma escola de Campina Grande–PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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