Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24804
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macêdo, Daniel Freire de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T18:00:58Z | - |
dc.date.available | 2021-10-04T18:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24804 | - |
dc.description | MACÊDO, Daniel Freire de. Jogos matemáticos como alternativa para o ensino e aprendizagem. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de Trabalho de Conclusão de Curso, TCC busca discutir o uso de jogos matemáticos no ensino e aprendizagem da Matemática. É importante que o professor compreenda como se faz uso de jogos matemáticos para um determinado conteúdo e o leve para sala de aula. É necessário que se sinta seguro de seus conhecimentos práticos. O trabalho se deu como um estudo da revisão de literatura, um ensaio, o qual tivemos como perguntas Qual a importância e relevância de se utilizar jogos no ensino e aprendizagem da Matemática e Que possíveis jogos poderiam ser trabalhados em sala de aula?. O professor de Matemática deve conhecer o que irá ensinar. No entanto, na sua formação estuda os conteúdos do ensino superior, tais como jacobianos, cálculo diferencial, geometria analítica e euclidiana, estruturas algébricas, entre outros conteúdos, sempre pelo método dedutivo, cheio de demonstrações. O professor desempenha um papel importante no ensino e aprendizagem da Matemática, por isso o uso de novas metodologias de ensino se faz necessário para que haja um acolhimento dos alunos com a disciplina, tendo em vista que a Matemática é considerada a maior responsável pela evasão escolar. Atualmente o uso de jogos matemáticos vem crescendo no âmbito escolar, levando professores a reverem suas metodologias para assim fazer uso de tal recurso. O uso de jogos provoca o pensar nos alunos, pois os mesmos necessitam debruçar em estratégias para jogar. Jogos matemáticos estão ligados aos contextos didáticos e à aprendizagem da Matemática, orientado por um professor. São a construção do conhecimento matemático, pois é ponte da teoria com a situação real e concreta. Sugerimos algumas atividades a serem trabalhadas em sala de aula, como Jogo para adição de números inteiros o qual é indicado para os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, Batalha naval com coordenadas cartesianas é indicado para alunos dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, pois proporciona o aluno visualizar os pontos do plano cartesiano e Dominó de expressões numéricas é indicado para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, pois proporciona uma forma divertida fazer uso das quatro operações básicas. Com isso, esperamos que nosso TCC possa servir de apoio para professores de Matemática em exercício e futuros professores, assim como professores polivalentes com relação ao uso de jogos a auxiliar o ensino e aprendizagem da Matemática, para uma melhor compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientação: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Jogos matemáticos como alternativa para o ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniel Freire de Macêdo | PDF - Daniel Freire de Macêdo | 516.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 62.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.