Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Clarissa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T18:13:15Z | - |
dc.date.available | 2021-10-04T18:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24806 | - |
dc.description | FREIRE, Clarissa Santos. Reflexões sobre o ensino da ginástica rítmica: relatório de experiência sobre a iniciação esportiva. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo, descrever as experiências desenvolvidas nas escolinhas esportivas da modalidade Ginástica Rítmica (GR) do Colégio Motiva de Campina Grande/PB durante os anos de 2017 a 2020. Tomaremos como horizonte metodológico os estudos de abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para isso, apresentaremos os procedimentos metodológicos e como se dá o trato dos conteúdos específicos da GR na iniciação esportiva, mais especificamente: o funcionamento e estruturação das aulas dentro da instituição; descrição do planejamento do ano letivo; detalhamento das atividades propostas e o desenvolvimento dos festivais esportivos e eventos da escola. O trabalho acadêmico será baseado em um estudo descritivo e como resultado das descrições realizadas pelo estudo destacou-se a Ginástica Rítmica como uma modalidade esportiva que oportuniza o desenvolvimento de um amplo leque de movimentos corporais, cujas experiências desenvolvidas comprovam a importância de que a GR seja prazerosa, lúdica e inclusiva; sendo possível aliar esse conceito aos parâmetros oficiais de treinamento propostos pela Federação Internacional de Ginástica. As escolinhas de GR do Colégio Motiva vêm a cada ano crescendo o número de participantes de forma que isso não seria viável sem a reflexão sobre um ensino amplo e distante de um modelo tecnicista. A partir do estudo, conclui-se que a GR é uma modalidade da ginástica na sua vertente esportiva que pode alterar de forma significativa a formação daqueles que estão envolvidos com sua prática, tanto no sentido da melhoria das condições físicas, quanto daquelas de caráter educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Jeimison de Araújo Macieira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ginástica Rítmica | pt_BR |
dc.subject | Iniciação Esportiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o ensino da ginástica rítmica: relatório de experiência sobre a iniciação esportiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Clarissa Santos Freire | PDF - Clarissa Santos Freire | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 503.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.