Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2486
Título: A mitologia dos orixás e a lei 10639/03: Perspectiva para pensar as religiões de matriz africana
Autor(es): Santos, Adriano Ferreira dos
Palavras-chave: Mitologia Iorubá
Cinema
Mitos
Ensino de História
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Neste trabalho temos por objetivo problematizar sobre os mitos afro-brasileiros na perspectiva de uma educação das relações étnico-raciais no ensino de historia por meio da abordagem do filme Besouro. Como ancora metodológica, trabalhamos com analise de conteúdo tendo com corpus o filme Besouro, abordando como este reflete sobre os orixás tornando possível uma aprendizagem significativa na educação básica. Nossa proposta é mostrar como os mitos afro-brasileiros podem ser visualizados através deste filme apresentado neste estudo como uma linguagem facilitadora e recurso didático-pedagógico no ensino de história, que pode motivar a aprendizagem dos mitos afros, nas aulas de historia permitindo aos alunos que esses compreendam sobre a mitologia dos orixás através do ambiente fílmicos. Essa pesquisa nos permitiu compreender a dimensão educativa dos mitos afro-brasileiros consubstanciados através do filme, em que mostramos às possibilidades educativas destes, na discussão das religiões afro-brasileiras, em que nele procuramos compreender a dimensão educacional dos mitos afro-brasileiros na vertente iorubá no intuito de mostrar o sentido educativo deste entre alunos do ensino fundamental nas aulas de historia.
Descrição: Santos, A. F. dos. A mitologia dos orixás e a lei 10639/03: Perspectiva para pensar as religiões de matriz africana. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2486
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Ferreira dos Santos.pdfAdriano Ferreira dos Santos706.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.