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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Félix, Luciana Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-11T20:19:42Z | - |
dc.date.available | 2021-10-11T20:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 616.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24865 | - |
dc.description | FÉLIX, L. P. Subjetividade, saúde mental e trabalho em tempos de COVID-19: uma análise das vivências dos/as professores/as da rede pública municipal de Guarabira-PB. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação entre subjetividade, saúde mental e trabalho dos professores do ensino infantil da rede pública municipal de Guarabira-PB, no período de pandemia da Covid-19. Essa proposta se apresenta como inovadora porque tenta ampliar o leque de estudos ligados à área de saúde mental e trabalho, na medida em que propõe uma pesquisa com professores/as em contextos específicos do processo de trabalho e configurações distintas da subjetividade e de (re)invenção do trabalho docente. Para fundamentar teoricamente o estudo, tivemos como fio condutor a Psicodinâmica do Trabalho do psiquiatra Christophe Dejours. Sua abordagem reforça a centralidade do trabalho na compreensão não apenas da doença mental, mas também do sofrimento psíquico e do prazer vivenciado a partir das situações de trabalho. Considera o trabalho como um dispositivo de produção subjetiva na medida em que o/a trabalhador/a lança mão de sua capacidade criativa, inventiva para superar os desafios na execução das atividades prescritas, transformando o mundo e a si mesmo. Para realização desse estudo optamos por procedimentos metodológicos de cunho qualitativo Como instrumento, utilizamos entrevistas individuais de caráter semiestruturado. O estudo envolveu duas escolas públicas do município de Guarabira-PB. Participaram da pesquisa cinco professores/as, sendo quatro efetivos e um comissionado. Em nossas análises, identificamos as seguintes fontes de sofrimento psíquico e desgaste no trabalho durante a pandemia: sobrecarga de trabalho, pressão, medo, ansiedade, incerteza em relação a efetivação do ensino remoto, insegurança na utilização das novas tecnologias digitais utilizadas nas aulas síncronas e assíncronas, dificuldade em preservar os dias de descanso e a vida pessoal e preocupação em relação aos alunos que não dispõem de estrutura adequada para aulas remotas. Embora a pesquisa tenha apontado os problemas oriundos do processo de trabalho que produz sofrimento psíquico, identificamos também fontes de prazer no trabalho exercido, dentre os quais destacamos o reconhecimento do trabalho por parte dos alunos e pais e a satisfação com a aprendizagem das crianças em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana Dar'k Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Subjetividade, saúde mental e trabalho em tempos de COVID-19: uma análise das vivências dos/as professores/as da rede pública municipal de Guarabira-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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