Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Janiele Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-14T13:40:11Z-
dc.date.available2021-10-14T13:40:11Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.otherCDD 371.207-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24879-
dc.descriptionSANTOS, J. P. da S. Metodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PB. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar a percepção dos estudantes sobre o ensino de Geografia, levando em consideração que muitos professores relatam dificuldades ao ensinarem no Ensino Fundamental II. Com essa intenção escolhemos como recorte espacial a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, localizada no município de Alagoa Grande-PB, especialmente nas turmas de 8º e 9° ano. Para um melhor entendimento dessa realidade, usamos uma metodologia qualitativa, visando compreender as particularidades de cada indivíduo. Em relação à pesquisa de campo, foi realizada com a aplicação de um questionário semiestruturado junto aos estudantes, além de pesquisas bibliográfica que deram suporte relevante para um aprofundamento teórico e prático da investigação em tela. Diante disso, é importante ressaltar que, o ensino de Geografia realizado no Ensino Fundamental II, apresenta várias dificuldades, que possuem diversificadas causas e consequências, como: a falta de estruturas nas escolas e materiais didático; falta de interesse por parte de alguns discentes, dentre outros motivos. As metodologias ativas apresenta-se como uma das formas de ressignificar o papel do ensino de Geografia, especialmente em relação aos processos de ensino-aprendizagem, por meio dela é possível a construção de novos caminhos, possibilidade e para superar os desafios do ensino de Geografia na sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleMetodologias ativas nos anos finais: possibilidades para o ensino de geografia lúdico em Alagoa Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiele Pereira da Silva santosPDF - Janiele Pereira da Silva santos669.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito459.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.