Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2489
Título: A influência das músicas de Chico Buarque como contestação político-cultural de uma época (1967 - 1984)
Autor(es): Melo, Camilo Carvalho
Palavras-chave: Música popular brasileira
Chico Buarque
Ditadura Militar
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Este trabalho tem por objetivo direcionar o olhar às obras de contestação político cultural de Chico Buarque durante os anos de 1967 a 1984 e analisá-las, abrindo espaço a um diálogo entre a história e a música para que com isso possamos observar de maneira singular como esse compositor popular conseguiu realizar o enfrentamento com a Ditadura Militar e suas formas repressivas, driblando-a das mais variadas formas lembrando-nos da noção de “tática” desenvolvida por Michel de Certeau. Esse é um dos autores que utilizamos para construção deste perfil histórico de Chico Buarque. Tendo em vista que Chico é um artista multifacetado, optamos por analisar um aspecto de sua obra que está diretamente relacionado à História: suas músicas de protesto/crítica ao regime militar brasileiro e todas as formas de totalitarismo. Desse modo, podemos perceber como as músicas de cunho político de Chico Buarque ameaçam à Ditadura e narram, a sua maneira, esse importante momento histórico do Brasil.
Descrição: Melo, C. C. A influência das músicas de Chico Buarque como contestação político-cultural de uma época (1967-1984). 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2489
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilo Carvalho Melo.pdfCamilo Carvalho Melo1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.