Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2490
Título: Da Pedagogia do diálogo: Ações educativas no movimento de pequenos agricultores Areia – PB
Autor(es): Nascimento, Mônica Jaciene de Souza do
Palavras-chave: Movimento dos Pequenos Agricultores
Ação Educativa
Educação Informal
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Este trabalho faz uma abordagem sobre a educação não-formal realizada no âmbito do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na Comunidade Santa Maria localizada no município de Areia-PB. Situamos o nosso objeto de estudo nas reflexões construídas a partir da função social da educação e sua ação educativa onde partimos do campo teórico-metodológico da História Social.Como objetivo trabalhamos com a contextualização MPA, centrado na luta pela melhoria da educação no campo, no sentido de mostrar como no contexto do movimento, este desenvolve uma concepção da educação informal, quais suas propostas, e perspectivas. Utilizamos como pressuposto teórico GOHN, (2009), FREIRE (2004), FORTES (1995) e CALDART (2002),para discutirmos esta proposta educacional. Nossa abordagem metodológica está centrada nos preceitos da historia oral temática, buscando entender a partir desta a fala dos membros do movimento em relação à educação e para isso recorremos ao uso de questionário. São atendidos na comunidade Distrito Santa Maria. Os resultados nos permitiram entender que através de sua ação educacional, o MPA assegura que o professor e os alunos tenham uma formação centrada na busca de melhorias sociais a partir de um processo educativo, conscientizador, contextualizador e problematizador de suas vivências e experiências sociais.
Descrição: Nascimento, M. J. de S. do. Da Pedagogia do diálogo: Ações educativas no movimento de pequenos agricultores Areia – PB. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2490
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Jaciene de Souza do Nascimento.pdfMônica Jaciene de Souza do Nascimento1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.