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dc.contributor.authorCosta, Nara Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-14T23:29:52Z-
dc.date.available2021-10-14T23:29:52Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.identifier.otherCDD 657-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24905-
dc.descriptionCOSTA, Nara Cristina da Silva. Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do uso das Metodologias ativas no ensino remoto. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como finalidade averiguar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da UEPB, acerca do uso das metodologias ativas durante esse período de ensino emergencial remoto. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa; para coleta de dados fez-se uso de questionário. A amostra foi constituída 77 alunos por acessibilidade de uma universidade pública estadual, sendo, portanto, uma amostra não probabilística. Ao avaliar as condições ambientais e tecnológicas, visando saber os meios pelos quais os discentes têm acesso as aulas, foi identificado que (88,3%) utilizam computador de mesa ou notebook, porém, de maneira concomitante ou não, (79,2%) recorrem ao celular. Como fatores que contribuem para a não dedicação aos estudos, foram citados: (i) questões de acesso (internet e equipamentos) (35,06%); (ii) trabalho com vínculo empregatício (32,47%); (iii) cuidado com algum familiar (28,57%). Avaliados quantos aos impactos negativos decorrentes do aprendizado remoto, um percentual de (71,4%) das respostas, representou uma percepção negativa dos discentes nesse aspecto. Identificou-se, ademais, quais métodos eram mais eficazes para proporcionar uma melhor aprendizagem para os discentes, encontrando-se como principais métodos: (i) resolver exercícios; (ii) estudos de caso (68,83%) e; (iii) debater com colegas na sala (55,26%). Ao serem questionados sobre o reconhecimento de metodologias ativas nesse período, percebe-se que (79,2%) dos respondentes, conseguiram identificar o uso delas nesse período remoto. As metodologias mais trabalhadas, segundo a percepção deles, foram: mapa conceitual, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas – ABP. O estudo conclui que para (68,8%) dos discentes, faz-se necessário haver um equilíbrio entre a utilização de metodologias tradicionais e ativas, na formação do profissional. Encontrou –se como limitação, a dificuldade de atingir um número maior de discentes diante do universo total de pesquisa. Ressalta-se a importância de novos estudos sobre o tema, possibilitando uma maior abrangência sobre os modelos de metodologias ativas, aplicadas ao Curso de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Dra. Roseane Patrícia de Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem na universidadept_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.titlePercepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do uso das metodologias ativas no ensino remoto.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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