Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2492
Título: A literatura de Cordel e os seus sentidos históricos: a representação do nordeste através do cangaço
Autor(es): Oliveira, Marcelo Pereira de
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Cangaço
Representação do Nordeste
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O presente artigo propõe a analisar através da literatura de cordel a representação da região nordeste e também a construção de seu sentido cultural. Para isso desenvolveu-se um dialogo entre varias fontes bibliográficas que tratavam do referido assunto, para entender como o cordel pode e deve ser utilizado como documento histórico, Procurou-se analisar a literatura de cordel e sua representação na região nordeste e sua construção de sentido, para compreender a importância do cordel como documento e fonte histórica na construção do nordeste e do nordestino. Utilizamos os métodos teórico-metodológicos, apoiados em José Carlos Reis, Durval Muniz de Albuquerque Jr., Sandra Jatahy Pesavento, identificando também de que forma se constituiu a representação do cangaço, através dos cordelistas Manoel Monteiro e José Medeiros de Lacerda, que em seus folhetos tratavam do cangaço nordestino. Dessa forma percebeu-se que nesses cordéis estavam presentes esses traços que constroem e representam um nordeste seco, castigado, e uma das formas de romper com a miséria é através do cangaço.
Descrição: Oliveira, M. P. de. A literatura de Cordel e os seus sentidos históricos: a representação do nordeste através do cangaço. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2492
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Pereira de Oliveira.pdfMarcelo Pereira de Oliveira610.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.