Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Rayssa Mirelles da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T12:19:43Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T12:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24933 | - |
dc.description | BARBOSA, R. M. da S. Contribuições, significados e desafios do ensino remoto junto as aulas de geografia no munícipio de Guarabira/PB. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo conhecer os rebatimentos do ensino remoto inserido diante da COVID-19, junto as aulas de Geografia e as proposituras deixadas para os professores do município de Guarabira/PB, durante a pandemia, entre os anos de 2020 e 2021. Para construção da pesquisa seguimos procedimentos metodológicos baseados em uma pesquisa qualitativa, construída por meio de um levantamento bibliográficos, com autores como: Cavalcanti (2010); Macedo e Moreira (2020); Moran (2010); Santos (2016), entre outros. Com relação à pesquisa de campo foi realizada por meio da utilização do formulário on-line do Google Forms, com a criação do questionário semiestruturado, o mesmo foi aplicado para os professores do município de Guarabira/PB. Diante disso, foi perceptível que o processo de formação proposto para os professores junto ao ensino remoto emergencial não foi suficiente em termos técnicos e didáticos. Dessa forma, o papel do professor de geografia nesse contexto pandêmico foi modificado, alguns professores desenvolveram metodologias ativas. Segundo os professores, um dos problemas do ensino remoto é que grande parte dos alunos enfrentaram diversas dificuldades como: acesso precário aos recursos tecnológicos, falta de internet, ambiente de estudo inadequado e acompanhamento familiar conturbado. Portanto, os desafios pertinentes nesse modelo de ensino mostraram a falta de universalização de acesso aos recursos tecnológicos, e os cursos de formação não supriu a necessidade de realização das aulas virtuais. Outro problema relatado é necessidade de superar a falta a desmotivação dos alunos para realizar as atividades e a falta de interação nas aulas pelo Google Meet. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor de Geografia | pt_BR |
dc.title | Contribuições, significados e desafios do ensino remoto junto as aulas de geografia no munícipio de Guarabira/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rayssa Mirelles da Silva Barbosa | PDF - Rayssa Mirelles da Silva Barbosa | 944.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 70.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.