Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Jackelline Freire da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T13:48:44Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T13:48:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24939 | - |
dc.description | COSTA, J. F. da. Mulheres podem escrever: lições educativas de Anália Franco à mocidade feminina na revista Álbum das Meninas. 2021. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a concepção de educação feminina de Anália Franco (1853-1919) através do impresso Álbum das meninas: revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras (1898-1901), buscamos investigar a trajetória de vida de Anália, seus ideais, verificar os aspectos materiais do periódico, visibilizado enquanto projeto de uma educadora e examinar os seus textos educativos presentes no impresso. Para a construção da pesquisa de abordagem exploratória e qualitativa utilizamos os pressupostos da História Cultural, baseando-se nos estudos de Chartier (1988; 2009) a fim de desvelar as práticas e representações sociais que circundavam o papel da mulher naquelas páginas, Luca (2008) sobre métodos de análise de fonte documental, pautados na investigação minuciosa sobre o modo como um objeto, neste caso, a revista, é apresentado em suas características singulares, Sirinelli (2003) a respeito dos processos de sociabilidade, e Certeau (1982; 2017) para compreender o lugar de fala de quem escreve e de que forma a realidade é escrita. Pautamos-nos ainda nas contribuições de Carvalho (1990; 2004), Aranha (2012), Almeida (1998), Morel (2012), Martins (2012), D’Incao (2004), Rago (2004), Louro (2004) para construir os aspectos políticos, econômicos sociais e culturais, com enfoque na educação, imprensa e mulher do recorte temporal, entre outros. Constatou-se que a imprensa feminina em destaque compactuava dos ideários circulantes do período, buscando por meio do impresso educar a figura feminina através de textos educativos permeados de aspectos morais e religiosos, enaltecendo a instrução da mulher enquanto mola propulsora da educação dos filhos e governança do espaço doméstico, contribuindo assim com o progresso social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josilene Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Imprensa feminina | pt_BR |
dc.subject | Revista Álbum das Meninas | pt_BR |
dc.title | Mulheres podem escrever: lições educativas de Anália Franco à mocidade feminina na revista Álbum das Meninas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jackelline Freire da Costa | c | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 94.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.