Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Efigênia Bernardino-
dc.date.accessioned2021-10-18T13:57:01Z-
dc.date.available2021-10-18T13:57:01Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.otherCDD 371.91-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24940-
dc.descriptionGOMES, E. B. Educação inclusiva: a importância do lúdico no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), na educação infantil. 2021. 29f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo tem por finalidade refletir sobre a importância, na Educação Infantil, da ludicidade no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) expressa por meio de jogos, brincadeiras e atividades sensoriais, entre outros. Para isso, o texto apresenta reflexões acerca de práticas pedagógicas que permeiam a educação de crianças com TEA, de modo que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem e promovam maior interação e comunicação entre professor, aluno e os próprios discentes. Assim, considera-se o brincar e o jogar um trabalho pedagógico que busca, na Educação Inclusiva, o desenvolvimento e a possibilidade de elaborar estratégias de intervenção que favoreçam a interação da criança e socialização com os profissionais do contexto escolar. Para esse fim, escolheu-se a abordagem metodológica qualitativa de caráter bibliográfico, tendo por base teórica autores como Brasil (1990), Bosa (2002), Almeida (2011), Santos (2016) e Kishimoto (2010), entre outros nomes que foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso. Além desses, buscou-se referências em filmes, revistas, reportagens, séries que contribuíram para maior compreensão da temática proposta. Tem-se, portanto, que os dados deste estudo demonstraram que o lúdico no desenvolvimento da criança com autismo é de grande relevância para o sucesso de uma aprendizagem significativa quando os conteúdos são dirigidos e planejados. No entanto, percebe-se, ainda, que parte dos professores tem dificuldades para trabalhar com alunos cujo desenvolvimento é diferente dos demais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josilene Rodrigues da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleEducação inclusiva: a importância do Lúdico no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Efigênia Bernardino GomesPDF - Efigênia Bernardino Gomes429.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito67.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.