Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24950
Título: | Análise da atuação do professor de educação física escolar na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Pereira, Brunna Nascimento |
Palavras-chave: | Autismo Educação Física Escolar Transtorno do Espectro Autista - TEA |
Data do documento: | 6-Nov-2020 |
Resumo: | O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por padrões de comportamento restrito, alteração na comunicação, na interação social, além de atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo. Cada criança com TEA pode apresentar manifestações em graus distintos, sendo de fundamental importância respeitar o desenvolvimento de cada um e atentar às suas particularidades. O âmbito escolar é um ambiente propício para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, e as aulas de Educação Física são fundamentais nesse processo, proporcionando avanços integrais aos alunos. Portanto, o presente trabalho, caracterizado como revisão de literatura, tem como objetivo discutir a efetividade do processo de inclusão de crianças com TEA nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Utilizou-se para a busca e seleção de trabalhos as plataformas: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da saúde), SciElo (“Scientific Eletronic Library Online), Portal da Capes, Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e Motrivivência, sendo selecionadas 6 produções acadêmicas para a discussão. Conclui-se que existem poucos trabalhos acadêmicas que abordam a temática, e que o processo de inclusão não é de fato efetivo, uma vez que existem muitas lacunas entre os professores de EFE, o conhecimento acerca do TEA, as técnicas e métodos eficazes para o ensino bem-sucedido de crianças que apresentam o transtorno, e ainda, a ausência de diálogo com a gestão escolar e a equipe multidisciplinar, além de déficits no processo de formação dos professores e a escassez em formação continuada que endossem as discussões na área. É importante ressaltar que apesar de todas as dificuldades para efetivar o processo de inclusão, as aulas de EFE podem proporcionar muitos benefícios ao aluno com TEA em todos as esferas do seu desenvolvimento, sendo necessário afunilar o diálogo entre a equipe escolar para obter a compreensão de métodos e ferramentas pedagógicas que propiciem a inclusão efetiva. |
Descrição: | PEREIRA, Brunna Nascimento. Análise da atuação do professor de educação física escolar na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão bibliográfica. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24950 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Brunna Nascimento Pereira | PDF - Brunna Nascimento Pereira | 327.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 718.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.