Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFurtado, Jéssica Farias da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-19T17:33:21Z-
dc.date.available2021-10-19T17:33:21Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.otherCDD 362.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24962-
dc.descriptionFURTADO, Jéssica Farias da Silva. Quando o adoecimento invade a profissão: sofrimento psíquico em professores de escolas cidadãs integrais (ECIs) na cidade de Campina Grande - PB. 2020. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propôs analisar os impactos da COVID-19 no adoecimento psíquico de Professores de Escolas Cidadãs Integral (ECIs), na cidade de Campina Grande. Entende-se que é uma temática que suscita estudos e discussões amplas. Para tanto, se fez necessário traçar um perfil dos participantes; avaliação dos índices de transtorno mentais menores prevalentes no período de pandemia, conhecer as principais queixas relacionadas ao sofrimento psíquico; assim como, analisar e relacionar os principais fatores que contribuíram para o sofrimento psíquico diante das exigências acadêmicas requeridas no período da COVID-19. Desse modo, o estudo tratou-se de uma pesquisa qualitativa. A análise de conteúdo (BARDIN, 1987), foi utilizada para análise das falas dos professores pesquisados. O corpus discursivo resultou de uma pesquisa on-line, em que se foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, via Google Forms, além do Self- ReportingQuestionnaire (SRQ-20),criado pela Organização Mundial de Saúde e validado no Brasil por Gonçalves, Stein, Kapczinski, (2008). Foram entrevistados 30 professores e após a análise dos dados coletados, foi percebido predominância do sexo feminino, 90% dos candidatos pertencentes à cidade de Campina Grande-PB, com idade entre 21 e 56 anos, a grande parte com mais de 10 de anos de profissão. De modo especifico, cerca de 27% dos professores apresentam Transtornos Mentais Maiores, 20% Transtornos Mentais Menores, resultado de dificuldades encontradas para adaptação ao “novo normal”, com ausência de aulas presenciais e a necessidade de reinvenção no quesito metodológico para ministrar aulas na modalidade remota. Espera-se que o resultado dessa pesquisa desperte o olhar para essa classe que também veem apresentando sintomas de sofrimento causados pelos impactos da Pandemia gerados pela COVID-19, suscitando novas discussões e possibilidades de apoio e amparo para esses professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Laércia Maria Bertulino de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectSofrimento psíquicopt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.titleQuando o adoecimento invade a profissão: sofrimento psíquico em professores de Escolas cidadãs integrais (ECIs) na cidade de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Farias da Silva FurtadoPDF - Jéssica Farias da Silva Furtado1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito112.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.