Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Italo Luan Lopes-
dc.date.accessioned2021-10-19T17:57:45Z-
dc.date.available2021-10-19T17:57:45Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24967-
dc.descriptionNUNES, Italo Luan Lopes. Concepções de futuros professores de matemática acerca da utilização da robótica educacional e da resolução de problemas no processo de ensino/aprendizagem. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021pt_BR
dc.description.abstractCom base em algumas características que atividades devem possuir para serem considerados problemas abertos, como a resolução livre e a necessidade de ser do interesse dos alunos (ONUCHIC, 2012), assim como as contribuições da utilização da Robótica Educacional (SILVEIRA JUNIOR; COELHO E SANTOS, 2017), surge nossa proposta de investigar as concepções de futuros professores de Matemática da UEPB, através da abordagem de algumas ideias matemáticas partindo da resolução de problemas, em consonância com a Robótica Educacional que, por sua vez, teria o papel de desenvolver o interesse dos participantes nas atividades. Essas atividades aconteceram através do Laboratório Virtual de Matemática, devido os impactos advindos da pandemia de Covid 19, ambiente esse já trabalhado por (BORBA; SCUCUGLIA E GADANIDIS, 2020) quando tratam da quarta fase das tecnologias digitais. As atividades se deram de forma sequencial, onde tratamos de tais metodologias, e em seguida, desenvolvemos duas atividades onde contemplamos os conceitos de sistemas de equações lineares e os conceitos de função afim, com o objetive de cooptar as concepções dos futuros professores, acerca da junção dessas duas metodologias. Inicialmente, replicamos o protótipo THE PIANIST com o intuito de que os participantes em quartetos pudessem criar a programação para que tal protótipo execute uma música predefinida, na qual os dados necessários para desenvolver a programação foram descobertos através da resolução de um dado problema aberto. Logo mais trabalhamos com os participantes, o protótipo EXPLORE onde no decorrer de tais atividades a utilização da ideia de uma determinada variável depender de outra surgiu como uma boa estratégia de resolução dos problemas abertos apresentados, no termino de cada atividade supracitada, formalizamos os conceitos de sistemas de equações lineares e função afim. E por fim, assim como no início das atividades, aplicamos questionários para que as concepções fossem investigadas. Com base nos resultados encontrados, concluímos que atividades que utilizam a resolução de problemas aliada com a robótica educacional proporciona um ambiente de aprendizagem atrativo para os alunos, permitindo assim que o processo de ensino-aprendizagem seja favorecido.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleConcepções de futuros professores de Matemática acerca da utilização da robótica educacional e da resolução de problemas no processo de ensino/aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Italo Luan Lopes NunesPDF - Italo Luan Lopes Nunes712.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito82.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.