Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24980
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Estefânia Maria Sampaio de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T23:52:05Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T23:52:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24980 | - |
dc.description | ALMEIDA, E. M. S. de. A importância da questão étnico-racial através da leitura de livros com protagonistas negros(as) na educação infantil. 2021.33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre quais metodologias de ensino estão sendo utilizadas em sala de aula e como está sendo trabalhada a temática da questão étnico-racial e sua importância, como requisita a Lei 10.639 nas escolas. Através dessa analise observou-se como estão sendo utilizados os livros de contos infantis para as crianças e a inserção da literatura afro-brasileira, contos e histórias que enfatizem a importância do protagonista negro(a). Compreende-se que essas referências se constituem em elementos de valorização da cultura negra e de combate ao racismo, discriminação e preconceito. Para fins deste estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas dos autores: ABRAMOWICZ; OLIVEIRA; RODRIGUES (2007), LIMA (2013), SILVA (2001), LOBO (2007), OLIVEIRA (2013) entre outros. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, através da qual foram realizadas entrevistas de forma online, considerando o contexto da pandemia do covid-19, para obter informações necessárias do âmbito escolar quanto ao uso de literaturas e contos infantis utilizados e como está sendo realizada a contação dessas histórias para as crianças. Os resultados da pesquisa evidenciam a ausência de uma abordagem teórica e metodológica que aborda o trabalho com a literatura infantil na perspectiva étnico-racial, o que acarreta, entre outras questões, o desconhecimento das crianças dessa temática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | A importância da questão étnico-racial através da leitura de livros com protagonistas negros(as) na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Estefânia Maria Sampaio de Almeida | PDF - Estefânia Maria Sampaio de Almeida | 366.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 168.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.