Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Juricelly Horácio | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T00:36:40Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T00:36:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24984 | - |
dc.description | SILVA, J. H. Desenvolvimento socioemocional na educação infantil. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por finalidade refletir sobre a importância do desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil e identificar suas influências nas relações interpessoais na escola e para além dela. Para tal, apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico a respeito do desenvolvimento socioemocional no processo de ensino e aprendizagem para a formação integral da criança através das vivências em sala de aula que envolvem emoções, sentimentos, afetividade e ludicidade. Nesse ínterim, o texto traz reflexões acerca do desenvolvimento socioemocional em documentos norteadores que orientam as práticas pedagógicas e propiciam competências e habilidades para o desenvolvimento social da criança. Para tanto, tem-se, como embasamento teórico, Wallon (1995; 2007), Vygotsky (1993; 1996), Damásio (1996; 2000), Santos (2000), Brasil (1988; 2010; 2013; 2018), Almeida (1999), Freire (1989; 1996; 1997), entre outros autores e documentos. Dessa forma, constata-se que propiciar, no ambiente educacional, práticas pedagógicas que agregam valores sociais às atividades e aos contextos contingenciais e situacionais geram sementes no presente que florescerão no jardim colorido da sala de aula, pois fortalecer o socioemocional na Educação Infantil é condição fundamental para aprendizagem e desenvolvimento pleno enquanto pessoa no mundo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josilene Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Socioemocional | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento socioemocional na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juricelly Horácio Silva | PDF - Juricelly Horácio Silva | 472.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 63.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.