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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Serafim, Maria José Adilma | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T12:29:33Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T12:29:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24989 | - |
dc.description | SERAFIM, M. J. A. Inclusão de alunos(as) com altas habilidades e/ou superdotação na escola: uma abordagem teórica. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de crianças identificadas como superdotadas ou com altas habilidades na rede pública de ensino. A partir das leituras realizadas, foi possível aprofundar as metodologias aplicadas na identificação das características do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos superdotados através do estudo dos conceitos de Altas habilidades/Superdotação (AH/SD), abarcando a legislação vigente. Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Como referencial teórico foram relevantes os estudos e as pesquisas de Brasil (1996); Oliveira & Anache (2005), Virgolim (2007); Guenther (2006); Alencar & Fleith (2001); Renzulli & Reis, (1997); Freitas e Negrini (2008), entre outros. Os alunos com AH/SD são aqueles que possuem um nível acima da média no âmbito intelectual, criativo, produtivo, entre outros; podendo esses serem elementos combinados ou não. Essa condição presente nessas crianças às inclui nos programas de Ensino Especial, garantido pela Lei n°13.234/15. A inclusão permite identificar às crianças com esse perfil, evidenciando os ajustes necessários no currículo, além de possibilitar uma assistência adequada para o pleno desenvolvimento destas crianças peculiares no ambiente escolar. Os resultados apontam que diversos são os limites no atendimento às crianças nessa condição, sobretudo pela falta de formação específica dos professores e a resistência das escolas em se adaptar às necessidades dos alunos superdotados. Registra-se a necessidade de aprofundamentos posteriores sobre o tema, relacionando a uma pesquisa prática, com intervenção didático-pedagógica, fato impossibilitado pelo atual contexto da pandemia do Covid 19. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos (as) com altas habilidades e/ou superdotação na escola: uma abordagem teórica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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