Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Layz Karolina Belarmino | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T14:22:33Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T14:22:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24992 | - |
dc.description | FERREIRA, L. K. B. Educação e Cidadania: Reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. 2021. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda reflexões sobre os processos de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, tomando como referência a educação escolar e experiências desenvolvidas no mundo do trabalho, dentro e fora do sistema prisional, a partir de projetos e programas ofertados no Estado da Paraíba. Além disso, objetiva refletir sobre a contribuição desses incentivos que possibilitam a ampliação das possibilidades de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, especialmente no que diz respeito aos índices de aprovação e continuidade dos estudos, e a redução das reincidências de prisões e crimes dos egressos. Situado na perspectiva da abordagem qualitativa, faz-se uso da pesquisa bibliográfica, primando por leituras teóricas de dissertações e teses identificadas através do sistema de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que é coordenada e desenvolvida pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologias). Identificados os estudos que abordam temas correlatos, esta pesquisa pauta-se em autores e autoras como Campos (2015), Santiago (2011), Arbage (2017), Carvalho (2013), Foucault (2002) e Freire (1989), entre outros. Nesta pesquisa, encontra-se como resultados que qualquer pessoa, através da educação, pode ter uma vida digna, levando em consideração, principalmente, aquelas que vivem presas e cumprem penas em presídios e cadeias, podendo não somente ter uma vida melhor, como ter um grau de escolaridade maior, ter melhores oportunidades de emprego e poder oferecer um modo de vida adequado para a sua família, reduzindo os níveis de analfabetismo, de exclusão social, de criminalidade e, por consequência, conseguir sua exclusão dos sistemas prisionais do Estado e reinserção no mundo através de programas e projetos que ofertam educação escolar e profissionalizante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Sistema prisional | pt_BR |
dc.subject | Pessoas privadas de liberdade | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.title | Educação e cidadania: reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Layz Karolina Belarmino Ferreira | PDF - Layz Karolina Belarmino Ferreira | 494.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 129.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.