Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24995
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Isadora Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T14:45:29Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T14:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24995 | - |
dc.description | ANDRADE, I. V. de. A musicalidade como valorização da educação étnico-racial: o papel do/a docente na educação infantil. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A temática da pesquisa abordou a utilização da música no ambiente educacional infantil como um recurso auxiliador do/a educador/a no processo de ensino-aprendizagem, pautado na valorização da educação étnico-racial. O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar como o ensino está sendo abordado por docentes da educação infantil colocando a música como uma ferramenta que auxilie no processo de construção e disseminação de valores afro-brasileiros, considerando também a Lei 10.639/03 (BRASIL.MEC, 2003) e sua importância. A análise dos dados baseou-se em um referencial teórico traçado nas diretrizes do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), na Lei 10.639/03 e em pesquisas de teóricos como Bueno (2012), Bréscia (2003), Ortiz (2000), Cavalleiro (2005) e Oriá (2005) sobre o uso da música como contribuição para o desenvolvimento integral da criança e a importância da inserção da música no processo educativo étnico- racial diante dos pressupostos da legislação mencionada. Do ponto de vista metodológico, buscou-se os resultados a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo em educação, realizada com 03 professoras da Educação Infantil através de uma entrevista estruturada. Sua execução se deu em 02 semestres nas disciplinas de TCC I, construção da base teórica, e TCC II, pesquisa prática e coleta de dados, do curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira-PB. Os principais resultados indicam que o uso da música na educação infantil favorece o processo de aprendizado, ajudando o/a discente a construir saberes simbólicos mesmo que inserida pelos educadores muitas vezes de modo inconsciente. Possibilita também que os valores de uma educação étnico-racial sejam discutidos dentro da sala de aula com crianças. Ademais, a pesquisa apontou que a música exerce um papel fundamental nas contribuições educacionais através da prática pedagógica do docente ajudando a resgatar valores da cultura afro-brasileira., principalmente no âmbito da educação infantil, possibilitando a efetivação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.title | A musicalidade como valorização da educação étnico-racial: o papel do/a docente na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isadora Vieira de Andrade | PDF - Isadora Vieira de Andrade | 705.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 84.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.