Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Deviane Marcena Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T14:36:35Z | - |
dc.date.available | 2021-10-21T14:36:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 800 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25030 | - |
dc.description | SILVA, D. M. S. da. A hibridização entre o cordel e a fábula em Os animais têm razão, de Antonio Francisco. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, estudamos a hibridização entre o cordel e a fábula, no texto Os animais têm razão (2016), de Antônio Francisco, no qual trabalharemos a junção entre a fábula e o cordel, trabalhando de maneira objetiva o despertar do público leitor no que diz respeito a conscientização ambiental, visando desenvolver no leitor infantil e juvenil a importância da leitura literária, através de um pensamento crítico-reflexivo, utilizando o tema da ecologia. Tendo consciência que o ser humano vem prejudicando a natureza, trabalhar essa temática também é importante na formação do jovem leitor crítico. Desta maneira, o objetivo dessa pesquisa é apresentar uma leitura, através dos gêneros fábula e cordel, levando em consideração a importância de trabalhar, de maneira lúdica conceitos do meio social, abrangendo públicos de diferentes séries e faixa etária, adequando-os ao meio ao qual será inserido. Com o intuito de atingir nosso objetivo, trazemos como embasamento teórico os estudos de Coelho (2000) e Cadermatori (2006), podendo assim observar o percurso da literatura infantil e juvenil. , além de Ferreira (2017) e Cléria (2017), trabalhando a fábula e o cordel na formação do leitor. Esse estudo é de caráter qualitativo, o qual visa desenvolver hipóteses de natureza pedagógica que possa ser trabalhada futuramente, transformando o público leitor em um agente ativo no meio social. Buscar estratégias de leitura e textos atrativos e lúdicos, é relevante para o conhecimento crítico e reflexivo, na formação do leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil e juvenil | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.title | A hibridização entre o cordel e a fábula em Os animais têm razão, de Antonio Francisco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Deviane Marcena Soares da Silva | PDF - Deviane Marcena Soares da Silva | 952.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 177.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.