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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Laissa Kelly Barros | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T11:46:51Z | - |
dc.date.available | 2021-10-22T11:46:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 361 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25059 | - |
dc.description | GOMES, Laissa Kelly Barros. Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola. 2021. 32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As comunidades quilombolas são uma das formas de resistência e de luta negra no Brasil, historicamente ergueram inúmeras lutas por garantias de políticas sociais em suas comunidades, incluindo a luta pela garantia de direito a uma educação escolar de qualidade, que preserve sua cultura, respeite seus aspectos históricos e seja ofertada em suas próprias comunidades. Diante da necessidade de conhecimento e de fortalecimento da garantia do direito a Educação Escolar Quilombola apresentamos um debate sobre esse tema, objetivando construir e apresentar possíveis contribuições da atuação do/a Assistente Social para a execução da Educação Escolar Quilombola. A proposta deste trabalho se justifica, no âmbito do Serviço Social, por inserir com pioneirismo o tema da educação escolar quilombola no amplo debate já existente acerca da atuação do assistente social na educação básica, a fim de possibilitar uma compreensão que possa subsidiar o planejamento e implementação de ações direcionadas a contribuir com a materialização da Educação Escolar Quilombola. Analisamos como, através de seus conhecimentos, instrumentos e técnicas, os(as) assistentes sociais podem colaborar na efetivação da educação escolar como um direito social que atenda as especificidades das comunidades quilombolas. Para fundamentação teórico-metodológica foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e documental, sob a perspectiva crítico dialética. No que tange aos resultados, observamos a importância da presença do Serviço Social no espaço educacional quilombola, pois suas ações interventivas ampliam a viabilização da proteção social e fortalece a defesa de uma educação pública de qualidade. Ademais, é necessário que a consolidação da Educação Escolar Quilombola seja constantemente discutida e reivindicada entre todos os movimentos sociais e categorias profissionais que podem se somar ao movimento de luta para que este direito seja executado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Alcione Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | ;361 | - |
dc.subject | Comunidades Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.title | Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
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