Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gaudêncio, Ingrid Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:16:39Z | - |
dc.date.available | 2021-10-22T18:16:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 615.82 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25072 | - |
dc.description | GAUDÊNCIO, Ingrid Ferreira. Docentes do ensino superior e o uso das metodologias ativas no contexto da pandemia da COVID-19 - uma revisão integrativa. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As metodologias ativas são um conjunto de estratégias que buscam estimular o discente a assumir o papel de protagonista de sua aprendizagem, tornando-o apto a autogerenciar seu processo de formação. Com o cenário pandêmico e todas as mudanças impostas por ele, evidenciou-se o caráter de urgência com o qual foi preciso rediscutir os processos de ensino-aprendizagem somado à necessidade crescente de se adequar, provisoriamente, o ensino presencial para o ensino remoto. Diante disto, viu-se a necessidade de identificar e analisar o uso das metodologias ativas por docentes do ensino superior, no contexto do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa, realizado por meio das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos CAPES. Em todos os estudos que compuseram esta revisão, pôde-se observar o emprego de métodos ativos, embora de formas distintas e com nomenclaturas diferentes. Concluiu-se que as metodologias ativas foram aliadas e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nesta nova modalidade de ensino, visto que, tornou-se possível dinamizar o momento das aulas e promover uma maior interação entre docentes e discentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Cláudia Holanda Moreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Docentes do ensino superior e o uso das metodologias ativas no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ingrid Ferreira Gaudêncio | PDF - Ingrid Ferreira Gaudêncio | 406.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 117.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.