Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25101
Título: Pistas diretas planas, uma alternativa terapêutica para correção de mordida cruzada posterior: uma revisão de literatura
Autor(es): Nascimento, José Antônio do
Palavras-chave: Má oclusão
Mordida Cruzada Posterior
Ortopedia funcional dos maxilares
Pistas Diretas Planas
Data do documento: 27-Abr-2021
Resumo: Introdução: A Ortopedia Funcional dos Maxilares se vale da terapia das Pistas Diretas Planas (PDP) no tocante a tratamentos de algumas oclusopatias em pacientes infantis, como é o caso da Mordida Cruzada Posterior (MCP) que se apresenta como um grande problema nos consultórios odontológicos. Essa disfunção decorre de uma desarmonia entre os componentes esqueléticos, funcionais e dentais tendo sua origem principalmente atrelada a fatores ambientais tais como: hábitos deletérios, bruxismo, traumas, entre outros. Objetivos: Buscar na literatura estudos relacionados a problemas de má oclusão em crianças brasileiras, dando ênfase: ao tratamento da MCP utilizando a técnica das PDP e aos principais aspectos da MCP e da PDP. Metodologia: Foram realizadas buscas em 28 artigos científicos publicados entre os anos 2010 e 2020 nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e SciELO, relacionados ao tema proposto. Conclusão: Podemos concluir que a má oclusão é o terceiro problema mais prevalente entre as patologias orais na população mundial, e que, a MCP é a que mais aparece nas crianças em idade escolar no Brasil. Ela não se autocorrige, possui etiologia multifatorial, e quando diagnosticada precocemente, o método das PDP produz resultados satisfatórios, de baixo custo e de curta duração.
Descrição: NASCIMENTO, José Antônio do. Pistas diretas planas, uma alternativa terapêutica para correção de mordida cruzada posterior: uma revisão de literatura. 2021, 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25102
Aparece nas coleções:10 - TCC
10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Antônio do NascimentoPDF - José Antônio do Nascimento403.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito131.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.