Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25103
Título: Impacto do uso do videogame ativo na pressão arterial em adolescentes com excesso de peso
Autor(es): Galdino, Selma Aires Monteiro
Palavras-chave: Obesidade
Adolescentes
Exercício físico
Pressão arterial
Data do documento: 20-Abr-2021
Resumo: Introdução: A prática de atividade física na adolescência está associada à prevenção da obesidade, circunstância que facilita a disfunção da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Os Video Games Ativos (VGAs) tem sido usados como forma de remodelamento de exercícios físicos. Objetivo: Avaliar o impacto do uso do videogame ativo na pressão arterial de adolescentes com excesso de peso. Métodos: Ensaio clínico randomizado, realizado com 70 adolescentes de 10 à 16 anos, que apresentou sobrepeso ou obesidade, matriculados em escolas públicas, no ensino fundamental II do município de Campina Grande, Paraíba. A intervenção foi realizada em ambiente reservado, com estações montadas, horários (manhã e tarde) e dia extra para reposição, realizado durante 50 minutos, três vezes por semana, ao longo de oito semanas. Foi utilizada a plataforma GBLOCKS 360, com acessório Kinect (Microsoft*) o jogo selecionado foi o Just Dance. A pressão arterial (PA) foi aferida antes e depois da intervenção, e comparada através do teste t- Student, no SPSS 22.0. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados: Após a intervenção, foi observado que não houve modificação da pressão arterial dos adolescentes avaliados, os dois grupos se mantiveram normotensos, o valor médio da pressão arterial se mantiveram dentro da normalidade nos dois grupos, portanto não apresentaram alterações estatisticamente significantes na pressão arterial. Conclusão: A intervenção com uso do VGA não apresentou impacto na pressão arterial dos adolescentes. Acredita-se que com a continuidade de pesquisas posteriores que busquem a realização de intervenções com o VGA em um período de tempo maior, buscando avaliar os efeitos positivos deste sobre a obesidade e redução dos níveis pressóricos, poderá implicar em melhores resultados para a saúde.
Descrição: GALDINO, Selma Aires Monteiro. Impacto do uso do videogame ativo na pressão arterial em adolescentes com excesso de peso. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25104
Aparece nas coleções:12 - TCC
12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Selma Aires Monteiro GaldinoPDF - Selma Aires Monteiro Galdino1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito66.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.