Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25111
Título: Atividade física na prevenção de quedas em idosos
Autor(es): Xavier, Cipriana Cássia de Almeida
Palavras-chave: Atividade física
Prevenção de quedas
Saúde do idoso
Data do documento: 29-Abr-2021
Resumo: O estudo teve como objetivo principal relatar e discutir a influência da atividade física na ocorrência de quedas em idosos por meio de uma revisão integrativa. Esta revisão integrativa teve como base, artigos científicos pesquisados na base de dados da Scielo e na plataforma de busca do Google acadêmico. Foram excluídos os artigos que estão em línguas estrangeiras, os publicados antes de 2016, os repetidos, teses e dissertações, sendo inseridos artigos com intervenção. O intervalo de publicação dos artigos foi de 2016 a 2020. Os descritores da pesquisa foram: atividade física, idosos, prevenção de quedas, palavras essas que tem uma conectividade com o tema a ser discutido. Foram encontrados 41 artigos referentes a temática lidos na íntegra, sendo excluídos 32 por não se encaixarem nas normas estabelecidas, após o uso dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a um total de 9 artigos selecionados. Após a leitura e análise dos artigos escolhidos foi possível observar 3 categorias de análise, sendo elas: “A influência do equilíbrio corporal na prevenção de quedas”, “A atividade física e sua contribuição na diminuição de quedas” e “Aptidão física e ocorrência de quedas” com base no tema proposto. Diante das discussões foi possível observar a importância da atividade física na prevenção de quedas em idosos, pois através dela é possível observar uma melhora significativa no equilíbrio estático e dinâmico. Para se obter uma atividade bem elaborada é de grande importância uma avaliação física bem feita e o acompanhamento de um profissional da área.
Descrição: XAVIER, Cipriana Cássia de Almeida. Atividade física na prevenção de quedas em idosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25112
Aparece nas coleções:15 - TCC
15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cipriana Cássia de Almeida XavierPDF - Cipriana Cássia de Almeida Xavier345.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito89.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.