Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardo, Mateus Lima-
dc.date.accessioned2021-11-03T18:10:23Z-
dc.date.available2021-11-03T18:10:23Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.otherCDD 590-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25176-
dc.descriptionBERNARDO, Mateus Lima. Quem são os animais paraibanos?: uma proposta para o ensino da herpetofauna local do estado da Paraíba. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractOs grupos da herpetofauna, apesar da sua longa história de relações com os seres humanos, ainda hoje suscita sentimentos de medo e repulsa que são perpetuados pelo legado cultural das sociedades no decorrer da história. Essas percepções podem acabar promovendo atitudes que atingem negativamente esses animais levando a caça excessiva e consequentemente o possível desaparecimento de espécies endêmicas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver inovações educacionais com foco na sensibilização da população sobre a importância da conservação dos grupos répteis e anfíbios locais no estado da Paraíba, através de uma pesquisa de desenvolvimento baseada na Design Research (DR). Nossa pergunta norteadora foi: “Quais são as características necessárias para desenhar um jogo educacional complexo para aproximar conhecimentos científicos e regionais da herpetofauna local, visando a sensibilização da população em relação á práticas prejudiciais com relação aos animais paraibanos?”. O aporte teórico metodológico para a concepção das inovações educacionais (jogos educacionais) foram os pressupostos construtivistas de Piaget e a DR. Assim a pesquisa foi desenvolvida em 3 fases: pesquisas preliminares (de conteúdo e lúdica), ciclos de prototipagem e avaliação. Nesse contexto, relacionamos o conhecimento da população regional com o conhecimento científico para a produção de 3 jogos educacionais com enfoque no ensino e divulgação científica da herpetofauna paraibana. Como resultado final desta pesquisa, descrevemos todo o percurso de desenvolvimento dos jogos educacionais complexos que foram testados e avaliados para serem aplicados com o público alvo. Nesse sentido, pontuamos as principais conquistas e modificações dos protótipos iniciais, que passaram por feedbacks tanto do público como avaliadores das áreas de jogos e dimensões educacionais para o redesenho dos objetivos de aprendizagem, competências, conteúdos e jogabilidade para a elaboração das versões finais. Por fim ressaltamos que os jogos desenvolvidos nesta pesquisa apresentam características equilibradas tanto para a natureza lúdica como educacional, dialogando o conhecimento regional e cientifico sobre a herpetofauna paraibana e servem como potenciais ferramentas para formulação de estratégias ensino e divulgação da fauna paraibana.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherMateus Lima Bernardopt_BR
dc.subjectAnimais paraibanospt_BR
dc.subjectEtnoherpetologiapt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectHerpetofaunapt_BR
dc.titleQuem são os animais paraibanos? uma proposta para o ensino da herpetofauna local do estado da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mateus Lima Bernardo.pdfTCC - Mateus Lima Bernardo3.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito64.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.