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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bernardo, Mateus Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T18:10:23Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T18:10:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 590 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25176 | - |
dc.description | BERNARDO, Mateus Lima. Quem são os animais paraibanos?: uma proposta para o ensino da herpetofauna local do estado da Paraíba. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os grupos da herpetofauna, apesar da sua longa história de relações com os seres humanos, ainda hoje suscita sentimentos de medo e repulsa que são perpetuados pelo legado cultural das sociedades no decorrer da história. Essas percepções podem acabar promovendo atitudes que atingem negativamente esses animais levando a caça excessiva e consequentemente o possível desaparecimento de espécies endêmicas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver inovações educacionais com foco na sensibilização da população sobre a importância da conservação dos grupos répteis e anfíbios locais no estado da Paraíba, através de uma pesquisa de desenvolvimento baseada na Design Research (DR). Nossa pergunta norteadora foi: “Quais são as características necessárias para desenhar um jogo educacional complexo para aproximar conhecimentos científicos e regionais da herpetofauna local, visando a sensibilização da população em relação á práticas prejudiciais com relação aos animais paraibanos?”. O aporte teórico metodológico para a concepção das inovações educacionais (jogos educacionais) foram os pressupostos construtivistas de Piaget e a DR. Assim a pesquisa foi desenvolvida em 3 fases: pesquisas preliminares (de conteúdo e lúdica), ciclos de prototipagem e avaliação. Nesse contexto, relacionamos o conhecimento da população regional com o conhecimento científico para a produção de 3 jogos educacionais com enfoque no ensino e divulgação científica da herpetofauna paraibana. Como resultado final desta pesquisa, descrevemos todo o percurso de desenvolvimento dos jogos educacionais complexos que foram testados e avaliados para serem aplicados com o público alvo. Nesse sentido, pontuamos as principais conquistas e modificações dos protótipos iniciais, que passaram por feedbacks tanto do público como avaliadores das áreas de jogos e dimensões educacionais para o redesenho dos objetivos de aprendizagem, competências, conteúdos e jogabilidade para a elaboração das versões finais. Por fim ressaltamos que os jogos desenvolvidos nesta pesquisa apresentam características equilibradas tanto para a natureza lúdica como educacional, dialogando o conhecimento regional e cientifico sobre a herpetofauna paraibana e servem como potenciais ferramentas para formulação de estratégias ensino e divulgação da fauna paraibana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Mateus Lima Bernardo | pt_BR |
dc.subject | Animais paraibanos | pt_BR |
dc.subject | Etnoherpetologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Herpetofauna | pt_BR |
dc.title | Quem são os animais paraibanos? uma proposta para o ensino da herpetofauna local do estado da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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