Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Diego Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T17:47:14Z | - |
dc.date.available | 2021-11-08T17:47:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25219 | - |
dc.description | SILVA, Diego Ferreira da. Exercícios físicos e transtorno do espectro autista: uma intervenção com crianças. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista (TEA) é definido por meio de comprometimentos precoces no desenvolvimento sócio comunicativo, e a psicomotricidade está diretamente ligada ao transtorno, pois baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas dos indivíduos, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da inserção de um programa de exercícios psicomotores e suas influências no desenvolvimento motor de crianças com TEA. Durante a vivência foi realizada uma intervenção com atendimentos compostos por exercícios psicomotores com crianças de ambos os sexos e com faixa etária de 2 a 5 anos de idade, que apresentam o TEA e pacientes, isto é, crianças recém matriculadas na clínica especializada Movemente - Núcleo de Desenvolvimento Psicomotor. Foi realizado um planejamento e explanação de todos os exercícios por meio da abordagem psicomotora e para a estruturação e sistematização dos treinos que eram divididos em treino “A” e “B”, sendo contemplados os membros superiores e inferiores. No início das atividades propostas ocorreram algumas dificuldades, mas que aos poucos as crianças foram desenvolvendo as funções psicomotoras e utilizando essas habilidades em várias situações. Com o desenvolvimento deste estudo adquiriu-se experiência e conhecimento na área de modo a entender as limitações dessas crianças e, a entender melhor a percepção da criança funciona, para assim, aplicar as atividades. Assim, foi observado que o TEA é um transtorno que vem sendo cada vez mais comum de se encontrar, pois as pessoas já nascem o tendo, com isso, observamos a importância da inserção de intervenções psicomotoras sendo em espaços escolares ou em clínicas de aprendizagem aos sujeitos, uma vez que a realização das mesmas proporciona benefícios significantes no desenvolvimento dos indivíduos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora Profa. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzaga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Exercícios físicos e transtorno do espectro autista: uma intervenção com crianças | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Diego Ferreira da Silva | PDF - Diego Ferreira da Silva | 198.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 30.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.