Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jaianny Tamirys Cavalcante dos-
dc.date.accessioned2021-12-03T13:45:17Z-
dc.date.available2021-12-03T13:45:17Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.otherCDD 658.45-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25338-
dc.descriptionSANTOS, Jaianny Tamirys Cavalcante dos. Comunicação organizacional: uma análise a partir dos gêneros textuais no âmbito da gestão escolar. 38f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA comunicação organizacional envolve outros tipos de comunicação, tais como a administrativa, institucional, mercadológica, dentre outros e que ocorre dentro de organizações. É uma área ampla e abrangente que vem tratar da relação entre a comunicação e as organizações e que tem ganho destaque tanto no meio acadêmico como administrativo. Os gêneros textuais, sejam orais ou escritos, são a forma como essa comunicação é expressa no âmbito das organizações, uma vez que toda a comunicação humana acontece por meio de gêneros textuais. Este trabalho tem como principal objetivo analisar os gêneros textuais organizacionais utilizados no âmbito da gestão de uma organização educacional pública, com ênfase na forma, conteúdo, uso e funcionalidades no processo comunicacional. Para tanto, nos dedicamos a uma pesquisa bibliográfica e documental em que buscamos compreender os aspectos teóricos da comunicação no âmbito organizacional e identificar os aspectos teóricos dos gêneros textuais organizacionais utilizados no âmbito da gestão da ECI João Ribeiro e analisar a forma, conteúdo, uso e funcionalidades dos gêneros no processo comunicacional dentro da organização. Diante disso, recorremos à teoria de Kunschi (2009) e Konig (2012) que conceituam e contextualizam a comunicação organizacional e Bakhtin (2000); Marcuschi (2008) com suas contribuições para a compreensão dos gêneros textuais. A relação entre as organizações educacionais e os gêneros textuais é estudada sob a ótica de Sander (1982), Swales (1990), Lima (2011, 2017), Paro (2012); Lemes (2012) e Fernandes (2017), que discorrem sobre a temática. Os resultados demonstram que há uma intima relação entre a comunicação organizacional e os gêneros textuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Lucas Andrade de Moraispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleComunicação organizacional: uma análise a partir dos gêneros textuais no âmbito da gestão escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaianny Tamirys Cavalcante dos Santos.pdfPDF - Jaianny Tamirys Cavalcante dos Santos849.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito61.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.