Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Henrique Sabino da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:54:03Z-
dc.date.available2021-12-23T20:54:03Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.issnCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396-
dc.descriptionPEREIRA, H. S. S.. Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de geografia. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa originou-se da necessidade de compreender a formação para a docência dos graduandos em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomando como referência a análise da dimensão formativa representada pelo Programa Institucional Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia, Campus I (UEPB), considerando as diferentes concepções de Estágio Supervisionado, os desafios e perspectivas dos licenciandos do mencionado Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método fenomenológico e técnicas de pesquisa colaborativa. Para interpretação dos dados coletados, utilizou-se as técnicas da análise do discurso dos alunos bolsistas integrantes do Programa Residência Pedagógica. Através da pesquisa, foi possível compreender melhor aspectos do referido programa, tais como o auxílio da coordenação e dos professores preceptores para a sua realização, evidenciando-se a sua importância na formação de professores, a possibilidade de afirmação profissional e a valorosa experiência de inserção dos licenciandos na escola básica, embora ressalte-se que existem algumas limitações no desenvolvimento do Programa. Os discursos também revelaram que o curso de Geografia da UEPB vem cumprindo o seu papel na formação profissional, destacando-se o trabalho dos docentes e o cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), embora os licenciandos também tenham tecido considerações sobre limitações metodológicas, que constituem empecilhos para uma formação mais direcionada para a docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica - PRPpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titlePrograma Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de Geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_HENRIQUESABINODASILVAPEREIRA.pdfPDF - Henrique Sabino da Silva Pereira1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HenriqueSabinodaSilvaPereira.pdfTermo de depósito54.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.