Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Henrique Sabino da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T20:54:03Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23T20:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396 | - |
dc.description | PEREIRA, H. S. S.. Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de geografia. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa originou-se da necessidade de compreender a formação para a docência dos graduandos em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomando como referência a análise da dimensão formativa representada pelo Programa Institucional Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia, Campus I (UEPB), considerando as diferentes concepções de Estágio Supervisionado, os desafios e perspectivas dos licenciandos do mencionado Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método fenomenológico e técnicas de pesquisa colaborativa. Para interpretação dos dados coletados, utilizou-se as técnicas da análise do discurso dos alunos bolsistas integrantes do Programa Residência Pedagógica. Através da pesquisa, foi possível compreender melhor aspectos do referido programa, tais como o auxílio da coordenação e dos professores preceptores para a sua realização, evidenciando-se a sua importância na formação de professores, a possibilidade de afirmação profissional e a valorosa experiência de inserção dos licenciandos na escola básica, embora ressalte-se que existem algumas limitações no desenvolvimento do Programa. Os discursos também revelaram que o curso de Geografia da UEPB vem cumprindo o seu papel na formação profissional, destacando-se o trabalho dos docentes e o cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), embora os licenciandos também tenham tecido considerações sobre limitações metodológicas, que constituem empecilhos para uma formação mais direcionada para a docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica - PRP | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de Geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_HENRIQUESABINODASILVAPEREIRA.pdf | PDF - Henrique Sabino da Silva Pereira | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
HenriqueSabinodaSilvaPereira.pdf | Termo de depósito | 54.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.