Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Edwirges Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T22:46:35Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T22:46:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25415 | - |
dc.description | SILVA, M. E. G. Concepções e perspectivas do ensino híbrido no contexto de formação inicial de professores de geografia e construção do conhecimento geográfico escolar. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho advém de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante a quota 2020/2021 e elege como objeto de estudo a formação inicial de professores de Geografia do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, mais precisamente, o grupo de 16 licenciandos do curso cotados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica, quota 2020/2022. Tem-se por objetivo principal refletir acerca do processo formativo de professores de Geografia para o trabalho na educação básica em face das demandas e perspectivas contemporâneas da educação brasileira. De forma específica, assume-se a pretensão de analisar a dimensão formativa, em seus aspectos didático-metodológicos, do curso de Licenciatura plena em Geografia da instituição supracitada, no que se refere à formação dos licenciandos para atuarem no contexto escolar caracterizado pelo Ensino Híbrido; Compartilhar as reflexões teóricas e práticas metodológicas para a hibridização do ensino e construção do conhecimento geográfico escolar, de forma autônoma e crítica; Comparar a compreensão e as perspectivas dos licenciandos acerca do Ensino Híbrido e sua aplicação no ensino de Geografia, antes e após as colaborações realizadas durante a pesquisa por meio da realização de três oficinas pedagógicas. Desta forma, do ponto de vista metodológico, o trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, cuja fundamentação dá-se com base em técnicas de pesquisa colaborativa e no método dialético. Como resultados, observou-se que, inicialmente, a compreensão dos licenciandos sobre o ensino híbrido e seus modelos era pouco aprofundada, ressalta-se, nesse sentido, as contribuições das oficinas no que se refere a colaboração com a formação didático-metodológica e teórico-conceitual dos licenciandos pesquisados acerca do Ensino Híbrido, tendo como produto final das oficinas um Padlet com sete planos de aula pensados para a hibridização do ensino de Geografia. Em suma, os resultados alcançados demonstram a dualidade e contradições existentes no que concerne aos discursos em prol de mudanças educacionais e a necessidade de que a formação inicial de professores possa tratar acerca dessas iniciativas de mudanças na educação, não apenas como forma de instrumentalização técnica e metodológica, mas iluminando questões que muitas vezes podem passar despercebidas nos discursos de inovações. Preconiza-se, portanto, uma formação pautada na figura do professor enquanto um sujeito autônomo, crítico-reflexivo e autor de sua prática educativa, ou melhor, um “intelectual transformador”, categoria proposta por Giroux (1997), que se opõem a concepção de professor como mero técnico-executor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Concepções e perspectivas do ensino híbrido no contexto de formação inicial de professores de geografia e construção do conhecimento geográfico escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Edwirges Gomes da Silva.pdf | PDF - Maria Edwirges Gomes da Silva | 720.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 406.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.