Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Samuel Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T22:48:21Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T22:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25416 | - |
dc.description | SILVA, S. P. Plan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficos. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ciclo PDCA é um método japonês que pode ser utilizado tanto como um método de implantação para novas ideias, quanto para resolução de problemas. Divide-se em quatros etapas, a saber: planejar, executar, checar e corrigir. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de planejamento didático-metodológico desenvolvido pelos monitores de geografia no âmbito do cursinho Pró-Enem da UEPB. A pesquisa justifica-se enquanto instrumento de reflexão acerca da prática docente em geografia, tendo como perspectiva as abordagens dos conteúdos geográficos voltadas ao Enem, bem como a reflexão acerca da práxis e da formação de professores nessa área do conhecimento. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa e utilizou-se de questionários como instrumento de obtenção de dados. Aportamo-nos em obras que discutem acerca de planejamento estratégico e práticas pedagógicas no ensino de Geografia, além de trabalhos que abordam métodos a partir da perspectiva do Enem. Foi possível identificar as contribuições de um planejamento de aula e os reflexos que tal ferramenta apresenta na compreensão e na assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, uma vez que uma aula bem estruturada é um importante caminho para a construção de um conhecimento geográfico menos abstrato e bem mais significativo para os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jonas Marques da Penha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cursinho | pt_BR |
dc.subject | Ciclo PDCA | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | Plan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Samuel Pereira da Silva.pdf | PDF - Samuel Pereira da Silva | 793.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito.pdf | Termo de déposito | 175.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.