Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Samuel Pereira da-
dc.date.accessioned2022-01-05T22:48:21Z-
dc.date.available2022-01-05T22:48:21Z-
dc.date.issued2021-10-13-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25416-
dc.descriptionSILVA, S. P. Plan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficos. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Ciclo PDCA é um método japonês que pode ser utilizado tanto como um método de implantação para novas ideias, quanto para resolução de problemas. Divide-se em quatros etapas, a saber: planejar, executar, checar e corrigir. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de planejamento didático-metodológico desenvolvido pelos monitores de geografia no âmbito do cursinho Pró-Enem da UEPB. A pesquisa justifica-se enquanto instrumento de reflexão acerca da prática docente em geografia, tendo como perspectiva as abordagens dos conteúdos geográficos voltadas ao Enem, bem como a reflexão acerca da práxis e da formação de professores nessa área do conhecimento. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa e utilizou-se de questionários como instrumento de obtenção de dados. Aportamo-nos em obras que discutem acerca de planejamento estratégico e práticas pedagógicas no ensino de Geografia, além de trabalhos que abordam métodos a partir da perspectiva do Enem. Foi possível identificar as contribuições de um planejamento de aula e os reflexos que tal ferramenta apresenta na compreensão e na assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, uma vez que uma aula bem estruturada é um importante caminho para a construção de um conhecimento geográfico menos abstrato e bem mais significativo para os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jonas Marques da Penhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCursinhopt_BR
dc.subjectCiclo PDCApt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titlePlan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samuel Pereira da Silva.pdfPDF - Samuel Pereira da Silva793.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdfTermo de déposito175.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.