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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aragão, Luísa Madalena Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-14T13:34:07Z | - |
dc.date.available | 2022-01-14T13:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 612.76 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25426 | - |
dc.description | ARAGÃO, Luísa Madalena Ferreira. Aplicabilidade de instrumentos de avaliação postural estática e dinâmica realizada em escolares: uma revisão integrativa. 2021, 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: para realizar uma boa avaliação postural se faz necessário conhecimento dos instrumentos disponíveis e validados na literatura, os quais sejam apropriados para tal. Objetivo: realizar uma Revisão Integrativa da Literatura, analisando e descrevendo o conhecimento científico produzido relacionado à aplicabilidade de instrumentos de avaliação postural estática e dinâmica realizada em escolares. Métodos: buscou-se por artigos nas bases de dados da Pubmed, Scielo, Science Direct, Periódicos CAPES, PEDro, Lilacs e Medline, publicados entre 2010 e 2021, com os seguintes descritores: “posture”, “students”, “posture habits”, “postural evaluation”, “back school”, “spine”, e os respectivos termos em português; publicados nos idiomas inglês, português e espanhol. Os artigos analisados deveriam preencher pelo menos dois dos seguintes critérios: a) apresentar um tipo de técnica e/ou instrumento validado para avaliação postural; b) conter informações relevantes a respeito de alterações posturais, fatores de risco e dor. Resultado: foram analisados 50 artigos, dentre eles, 10 estavam repetidos nas bases de dados e 22 foram excluídos por não se encaixarem nos critérios de inclusão. Dentre os estudos considerados, observou-se a fotogrametria e a utilização de questionários como técnicas predominantes na avaliação postural realizada em escolares. Os estudos identificaram como fatores de risco mais presentes para o desenvolvimento de alterações posturais a postura sentada em sala de aula por períodos de longa permanência; o peso da mochila escolar, assim como a forma errônea de transportá-la e o sedentarismo. Conclusão: os achados constatam a importância da avaliação postural por meio de profissionais capacitados, bem como a necessidade da inserção do fisioterapeuta para realizar trabalhos de educação postural com escolares buscando identificar e minimizar hábitos posturais viciosos no âmbito escolar, orientando pais e professores a fim de elaborar estratégias no sentido de minorar o problema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Alecsandra Ferreira Tomaz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação postural | pt_BR |
dc.subject | Saúde de escolares | pt_BR |
dc.subject | Postura física | pt_BR |
dc.subject | Escolares | pt_BR |
dc.subject | Reeducação física | pt_BR |
dc.title | Aplicabilidade de instrumentos de avaliação postural estática e dinâmica realizada em escolares: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
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