Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2543
Título: Investigação sobre os impactos ambientais no bairro do Centenário, em Campina Grande-PB, no ano de 2013: possíveis causas e consequências
Autor(es): Andrade, Déborah Nicole da Costa
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Impacto ambiental
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: Os impactos ambientais têm preocupado ambientalistas de diversos países. Estes impactos, na maioria das vezes, são decorrentes da prática de deposição inadequada de resíduos sólidos pela população. Este trabalho trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quali-quantitativa, que teve como objetivo identificar os impactos ambientais presentes no bairro do Centenário, em Campina Grande. Serviu de instrumento de coleta de dados, um questionário composto por quinze perguntas abertas e fechadas, subdivido em duas partes: a primeira, referente aos dados de identificação e a segunda, sobre a temática da pesquisa, que foi aplicado junto aos moradores que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados apontaram que os maiores impactos ambientais do cenário da pesquisa são: poluição das ruas e solos, lixo depositado nos terrenos baldios, entupimentos das galerias de esgoto e as inundações das residências no período de chuvas. Conclui-se, portanto, que são necessárias mudanças de atitudes em relação ao descarte dos resíduos sólidos, bem como a implantação da Educação Ambiental, no sentido de que os moradores tornem-se agentes multiplicadores conscientes ecologicamente e motivados a conservarem o meio ambiente de forma sustentável.
Descrição: ANDRADE, D. N. da C. Investigação sobre os impactos ambientais no bairro do Centenário, em Campina Grande-PB, no ano de 2013: possíveis causas e consequências. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2543
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Déborah Nicole da Costa Andrade.pdfDéborah Nicole da Costa Andrade1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.