Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro Alves-
dc.date.accessioned2022-01-21T23:03:25Z-
dc.date.available2022-01-21T23:03:25Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25467-
dc.descriptionRODRIGUES, P. A. O estágio supervisionado em geografia e sua importância na formação docente: vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PB. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo, além de abordar a vivência no estágio supervisionado desenvolvido em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, localizada em Campina Grande/PB, bairro Monte Santo, ressaltar a importância dos recursos didáticos em sala de aula. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizado o uso de recursos que viabilizassem a interação dos alunos, despertando o interesse pelas aulas, tais como jogo de perguntas e respostas (Quiz), confecção de mural por meio do uso de imagens e pesquisas na internet, aulas expositivas e dialogadas utilizando o Datashow. Para realização dessa pesquisa, inicialmente foi desenvolvido um estudo de revisão bibliográfica para descrever as teorias metodológicas e a utilização dos recursos didáticos para a Geografia e para a compreensão que elevam a qualidade do ensino geográfico. Recorreu-se, também, a aplicação de um questionário diagnostico, como forma de buscar compreender a realidade da turma alvo da pesquisa e, com isso, traçar quais os possíveis recursos didáticos poderiam ser utilizados em sala de aula. Observou-se que a utilização de tais recursos contribuiu para um envolvimento maior da turma, resultando em uma maior participação dos alunos nas discussões desenvolvidas o que corroborou, consequentemente, no aprendizado destes. Pelo exposto, pode-se dizer que o estágio supervisionado é uma etapa imprescindível para a formação docente, uma vez que é possível aliar teoria e prática por meio da vivência no ambiente escolar, bem como da regência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleO Estágio Supervisionado em Geografia e sua importância na formação docente:Vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PEDRO ALVES RODRIGUES.pdfPDF - PEDRO ALVES RODRIGUES2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito460.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.