Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25467
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Pedro Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T23:03:25Z | - |
dc.date.available | 2022-01-21T23:03:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25467 | - |
dc.description | RODRIGUES, P. A. O estágio supervisionado em geografia e sua importância na formação docente: vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PB. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo, além de abordar a vivência no estágio supervisionado desenvolvido em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, localizada em Campina Grande/PB, bairro Monte Santo, ressaltar a importância dos recursos didáticos em sala de aula. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizado o uso de recursos que viabilizassem a interação dos alunos, despertando o interesse pelas aulas, tais como jogo de perguntas e respostas (Quiz), confecção de mural por meio do uso de imagens e pesquisas na internet, aulas expositivas e dialogadas utilizando o Datashow. Para realização dessa pesquisa, inicialmente foi desenvolvido um estudo de revisão bibliográfica para descrever as teorias metodológicas e a utilização dos recursos didáticos para a Geografia e para a compreensão que elevam a qualidade do ensino geográfico. Recorreu-se, também, a aplicação de um questionário diagnostico, como forma de buscar compreender a realidade da turma alvo da pesquisa e, com isso, traçar quais os possíveis recursos didáticos poderiam ser utilizados em sala de aula. Observou-se que a utilização de tais recursos contribuiu para um envolvimento maior da turma, resultando em uma maior participação dos alunos nas discussões desenvolvidas o que corroborou, consequentemente, no aprendizado destes. Pelo exposto, pode-se dizer que o estágio supervisionado é uma etapa imprescindível para a formação docente, uma vez que é possível aliar teoria e prática por meio da vivência no ambiente escolar, bem como da regência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | O Estágio Supervisionado em Geografia e sua importância na formação docente:Vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - PEDRO ALVES RODRIGUES.pdf | PDF - PEDRO ALVES RODRIGUES | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito | 460.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.