Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Raquel Luana Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-26T17:42:13Z | - |
dc.date.available | 2013-11-26T17:42:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2549 | - |
dc.description | FERREIRA, R. L. C. Ciência e arte no contexto do ensino: concepções de professores de física e de literatura. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | São evidentes as diferenças entre o discurso didático preocupado com o ensino e a aprendizagem e o discurso científico especializado e ocupado com a pesquisa. Embora haja pontos de convergência, a especificidade dos objetivos aponta para horizontes distintos. Enquanto as Ciências Naturais, focando aqui a Física, lança mão de alguns tipos de técnicas, metodologias e linguagens especializadas, sobretudo, a linguagem matemática, pressuposto fundamental para sustentação de seus argumentos, a comunicação didática da ciência terá que prescindir de parte desse formalismo para apoiar-se em outras linguagens e, a partir de imagens e modelos, recriar os conceitos dessa ciência, de modo a reencontrar o senso comum do qual foi obrigada a se afastar. Parte desse recurso do qual o ensino das Ciências lança mão é próprio da Literatura e das Artes e, embora muitos cientistas não compartilhem com essa visão, é necessário reconhecer a importância de outras linguagens nos processos de comunicação da ciência. Neste trabalho procuramos identificar e discutir as opiniões de professores de Física e de Literatura de duas Universidades públicas paraibanas sobre as possibilidades e limitações de uma possível aproximação entre Ciência e Arte no contexto do ensino de Ciências. Para tanto, esses foram entrevistados através de uma entrevista semiestruturada; onde percebeu-se, que apesar dos entrevistados concordarem com a aproximação entre esses dois ramos, houve uma espécie de precaução por parte da maioria, mas, em contrapartida, compreende-se a necessidade de humanizar a ciência, e por isso o porquê da utilização de outras linguagens para a comunicação pública da mesma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marcelo Gomes Germano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Pública da Ciência | pt_BR |
dc.title | Ciência e arte no contexto do ensino: concepções de professores de física e de literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Luana Cavalcanti Ferreira.pdf | Raquel Luana Cavalcanti Ferreira | 684.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.