Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Raquel Luana Cavalcanti-
dc.date.accessioned2013-11-26T17:42:13Z-
dc.date.available2013-11-26T17:42:13Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.identifier.otherCDD 530-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2549-
dc.descriptionFERREIRA, R. L. C. Ciência e arte no contexto do ensino: concepções de professores de física e de literatura. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractSão evidentes as diferenças entre o discurso didático preocupado com o ensino e a aprendizagem e o discurso científico especializado e ocupado com a pesquisa. Embora haja pontos de convergência, a especificidade dos objetivos aponta para horizontes distintos. Enquanto as Ciências Naturais, focando aqui a Física, lança mão de alguns tipos de técnicas, metodologias e linguagens especializadas, sobretudo, a linguagem matemática, pressuposto fundamental para sustentação de seus argumentos, a comunicação didática da ciência terá que prescindir de parte desse formalismo para apoiar-se em outras linguagens e, a partir de imagens e modelos, recriar os conceitos dessa ciência, de modo a reencontrar o senso comum do qual foi obrigada a se afastar. Parte desse recurso do qual o ensino das Ciências lança mão é próprio da Literatura e das Artes e, embora muitos cientistas não compartilhem com essa visão, é necessário reconhecer a importância de outras linguagens nos processos de comunicação da ciência. Neste trabalho procuramos identificar e discutir as opiniões de professores de Física e de Literatura de duas Universidades públicas paraibanas sobre as possibilidades e limitações de uma possível aproximação entre Ciência e Arte no contexto do ensino de Ciências. Para tanto, esses foram entrevistados através de uma entrevista semiestruturada; onde percebeu-se, que apesar dos entrevistados concordarem com a aproximação entre esses dois ramos, houve uma espécie de precaução por parte da maioria, mas, em contrapartida, compreende-se a necessidade de humanizar a ciência, e por isso o porquê da utilização de outras linguagens para a comunicação pública da mesma.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marcelo Gomes Germanopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectComunicação Pública da Ciênciapt_BR
dc.titleCiência e arte no contexto do ensino: concepções de professores de física e de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Luana Cavalcanti Ferreira.pdfRaquel Luana Cavalcanti Ferreira684.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.