Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Bruna Fernanda Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-25T13:52:41Z | - |
dc.date.available | 2022-01-25T13:52:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25508 | - |
dc.description | FERNANDES, Bruna Fernanda Ferreira. O apoio escolar como síntese de uma educação especial na perspectiva inclusiva no município de Campina Grande/PB. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa se propôs a investigar como o trabalho de apoio escolar reflete a construção de uma política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Campina Grande/Paraíba. Para tanto, procuramos conhecer as demandas, as orientações e os processos de trabalho desse profissional, além de apreender os significados e sentidos atribuídos às atividades laborais e ao próprio campo da educação especial e inclusiva. Como suporte para as nossas discussões recorremos aos estudos da Psicologia Histórico-cultural que tem por base as pesquisas de Lev Semionovich Vigotski e colaboradores. Além disso, as análises dos dados seguiram os Núcleos de Significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013) que possui uma dimensão histórico-dialética fundamentada na perspectiva vigotskiana. Os resultados mostram que o trabalho do apoio escolar carrega em suas atividades aspectos que unem características tanto da educação especial como da educação inclusiva. A partir disso, entendemos que o apoio escolar funciona como uma síntese possível por provocar mudanças nas instituições escolares ao garantir de forma mais efetiva a inserção de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas. Para nós, o trabalho do apoio escolar como síntese demanda a descoberta dinâmica de contradições que deem abertura a outras sínteses possíveis para a construção de novas bases no campo da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica Da Silva Gonçalves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Apoio escolar | pt_BR |
dc.title | O apoio escolar como síntese de uma educação especial na perspectiva inclusiva no município de Campina Grande/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruna Fernanda Ferreira Fernandes | PDF - Bruna Fernanda Ferreira Fernandes | 2.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 63.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.