Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Bruna Fernanda Ferreira-
dc.date.accessioned2022-01-25T13:52:41Z-
dc.date.available2022-01-25T13:52:41Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25508-
dc.descriptionFERNANDES, Bruna Fernanda Ferreira. O apoio escolar como síntese de uma educação especial na perspectiva inclusiva no município de Campina Grande/PB. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa se propôs a investigar como o trabalho de apoio escolar reflete a construção de uma política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Campina Grande/Paraíba. Para tanto, procuramos conhecer as demandas, as orientações e os processos de trabalho desse profissional, além de apreender os significados e sentidos atribuídos às atividades laborais e ao próprio campo da educação especial e inclusiva. Como suporte para as nossas discussões recorremos aos estudos da Psicologia Histórico-cultural que tem por base as pesquisas de Lev Semionovich Vigotski e colaboradores. Além disso, as análises dos dados seguiram os Núcleos de Significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013) que possui uma dimensão histórico-dialética fundamentada na perspectiva vigotskiana. Os resultados mostram que o trabalho do apoio escolar carrega em suas atividades aspectos que unem características tanto da educação especial como da educação inclusiva. A partir disso, entendemos que o apoio escolar funciona como uma síntese possível por provocar mudanças nas instituições escolares ao garantir de forma mais efetiva a inserção de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas. Para nós, o trabalho do apoio escolar como síntese demanda a descoberta dinâmica de contradições que deem abertura a outras sínteses possíveis para a construção de novas bases no campo da educação inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica Da Silva Gonçalvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectApoio escolarpt_BR
dc.titleO apoio escolar como síntese de uma educação especial na perspectiva inclusiva no município de Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Fernanda Ferreira FernandesPDF - Bruna Fernanda Ferreira Fernandes2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito63.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.