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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Deisy Vilela Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-25T19:46:58Z | - |
dc.date.available | 2022-01-25T19:46:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 172 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25514 | - |
dc.description | SILVA, D. V. S. O pensar em Hannah Arendt ou sobre a possibilidade de agir de modo a evitar o mal. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho de conclusão de curso, TCC, intitulado O pensar em Hannah Arendt ou sobre a possibilidade de agir de modo a evitar o mal, tem-se como objetivo geral analisar e compreender o que Hannah Arendt escreveu acerca do estatuto do pensamento. Parte-se de uma análise mais apurada da última obra de Arendt, A vida do espírito (2020), em que ela volta a se debruçar fixamente sobre temas metafísicos e, consequentemente, filosóficos, fato que se justifica após o julgamento de Eichmann, que a fez desejar um aprofundamento maior deste tema, quando se deparou com o que ela veio a chamar de “mal banal”, resultado, segundo ela, da ausência do pensamento, da irreflexão. Para a compreensão mais ampla do conceito de pensamento serão analisadas outras obras da autora em que o pensar está presente, bem como será destacado o anseio de Arendt por unir o pensar e o agir, inspirada na vida de Sócrates, onde o pensamento passa a fazer parte do cotidiano do homem comum. Ainda serão analisados os aspectos norteadores relacionados ao conceito de natalidade e o papel da educação, para Arendt, como resposta para valorização do pensar em detrimento do conhecer. Sendo assim, a investigação será realizada por meio de uma revisão de literatura, leitura e fichamentos e análise crítica dos principais textos em que Hannah Arendt escreveu sobre o pensar, que são: A vida do espírito (2020), A condição humana (2019), Entre o passado e o futuro (1979), dando destaque para o texto “A crise da educação” e Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal (1999), a fim de elucidar o conceito de natalidade e educação moral como possibilidades para o pensar, fazendo um paralelo à irreflexão. Da mesma maneira, fez-se o levantamento, leituras e fichamentos das obras de estudiosos de Arendt, onde se busca corroborar as ideias defendidas na investigação. Acredita-se que a qualificação do problema a ser abordado consiste em enfatizar a importância do pensar diante de questões que cotidianamente nos confrontam e que influenciam diretamente nos julgamentos que se realizam e consequentemente na ação sobre o que será feito, ou não, diante destes problemas. Em que medida este pensar exige uma ação? Como relacionar os conceitos de natalidade, amor e educação na busca de um pensar com responsabilidade ou de forma a evitar o mal? | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria Simone Marinho Nogueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Pensar | pt_BR |
dc.subject | Agir | pt_BR |
dc.title | O pensar em Hannah Arendt ou sobre a possibilidade de agir de modo a evitar o mal | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
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