Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25579
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Andreza Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T13:25:20Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T13:25:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 378.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25579 | - |
dc.description | SANTOS, Andreza Barbosa. Estágio supervisionado e perspectiva profissional: uma análise a partir de licenciandos em Biologia. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a relevância do estágio supervisionado em ensino na formação do futuro docente, desenvolvemos esse estudo sobre Estágio supervisionado e perspectiva profissional: Uma análise a partir de licenciandos em Biologia, a fim de verificar de que forma o estágio supervisionado em ensino, a partir da experiência vivenciada pelo licenciando, contribui para o exercício profissional como professor- (a). Realizamos então uma pesquisa descritiva com licenciandos em Ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, de cunho quali-quantitativa, em que trabalhamos um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, adentrando na realidade dos alunos estagiários.; Diante disso, mediante a aplicação do questionário verificamos que 100% dos participantes evidenciaram a importância do estágio supervisionado em ensino na formação do futuro professor (a); como também relataram algumas dificuldades enfrentadas nessa etapa como a carência de recursos didáticos, infraestrutura precária das escolas, falta de interlocução por parte das instituições de ensino entre outras; mesmo com os percalços enfrentados nessa parte prática da graduação, pôde-se observar que maioria dos participantes se sentem preparados para o futuro profissional.; Nesse sentido, podemos concluir que o estágio supervisionado em ensino é o suporte principal que o graduando necessita para sua formação e é imprescindível que haja métodos adequados a realidade de cada ambiente escolar, melhoria na comunicação entre as instituições de ensino escolar e ensino superior, bem como estratégias para contenção das dificuldades no período dessa prática supervisionada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Valberto de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Preparação profissional | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado e perspectiva profissional: uma análise a partir de licenciandos em Biologia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Andreza Barbosa Santos.pdf | PDF - Andreza Barbosa Santos | 711.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 71.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.