Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faustino, Mychel Estalone Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T11:50:55Z | - |
dc.date.available | 2022-01-31T11:50:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 153.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25596 | - |
dc.description | FAUSTINO, Mychel Estalone Soares. Uma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade Psicossocial. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico aborda a importância da temática do imaginário e do uso da mitocrítica, enquanto método de análise dos mitos no campo literário, no contexto das intervenções da psicologia e da educação. O objetivo desse trabalho foi realizar um apanhado acerca do imaginário a partir de uma mitocrítica de desenhos infantis de 11 crianças na faixa etária entre 09 e 10 anos de idade, oriundas de uma escola da rede pública de Campina Grande PB, com a intenção de evidenciar os benefícios do dar “asas à imaginação”, a partir da produção de imagens como modo de expressão capaz de promover saúde. Os dados utilizados neste trabalho tratam-se de um recorte de uma pesquisa-ação realizada a partir de um projeto de iniciação científica intitulado: “O significado dos contos de fadas para crianças em situação de risco psicossocial da rede pública de Campina Grande–PB” e a metodologia adotada compreende uma pesquisa qualitativa de tipo descritivo-analítico, na qual é realizada a análise dos desenhos destas crianças a partir da mitocrítica de Gilbert Durand e de contribuições de autores como Yves Durand, Carl Jung e Pierre Grimal. Com este trabalho pretendemos colaborar com profissionais na área de psicologia e educação e seus contextos de atuação, oferecendo subsídios na interpretação do imaginário de crianças em contexto de vulnerabilidade social e na construção de práticas transdisciplinares que visem a subjetivação do “capital pensado” dos atores sociais que compõe o espaço escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Gilvan de Melo Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Mitocrítica | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade psicossocial | pt_BR |
dc.title | Uma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade psicossocial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mychel Estalone Soares Faustino | PDF - Mychel Estalone Soares Faustino | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 614.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.