Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaustino, Mychel Estalone Soares-
dc.date.accessioned2022-01-31T11:50:55Z-
dc.date.available2022-01-31T11:50:55Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.otherCDD 153.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25596-
dc.descriptionFAUSTINO, Mychel Estalone Soares. Uma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade Psicossocial. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico aborda a importância da temática do imaginário e do uso da mitocrítica, enquanto método de análise dos mitos no campo literário, no contexto das intervenções da psicologia e da educação. O objetivo desse trabalho foi realizar um apanhado acerca do imaginário a partir de uma mitocrítica de desenhos infantis de 11 crianças na faixa etária entre 09 e 10 anos de idade, oriundas de uma escola da rede pública de Campina Grande PB, com a intenção de evidenciar os benefícios do dar “asas à imaginação”, a partir da produção de imagens como modo de expressão capaz de promover saúde. Os dados utilizados neste trabalho tratam-se de um recorte de uma pesquisa-ação realizada a partir de um projeto de iniciação científica intitulado: “O significado dos contos de fadas para crianças em situação de risco psicossocial da rede pública de Campina Grande–PB” e a metodologia adotada compreende uma pesquisa qualitativa de tipo descritivo-analítico, na qual é realizada a análise dos desenhos destas crianças a partir da mitocrítica de Gilbert Durand e de contribuições de autores como Yves Durand, Carl Jung e Pierre Grimal. Com este trabalho pretendemos colaborar com profissionais na área de psicologia e educação e seus contextos de atuação, oferecendo subsídios na interpretação do imaginário de crianças em contexto de vulnerabilidade social e na construção de práticas transdisciplinares que visem a subjetivação do “capital pensado” dos atores sociais que compõe o espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Gilvan de Melo Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectMitocríticapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectVulnerabilidade psicossocialpt_BR
dc.titleUma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade psicossocialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mychel Estalone Soares FaustinoPDF - Mychel Estalone Soares Faustino1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito614.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.