Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2561
Título: A hora da vingança: astúcia e experiência anarcopunk nas cidades de Campina Grande-Pb e João Pessoa-PB (1988-2006)
Autor(es): Araújo Júnior, Carlos Ferreira de
Palavras-chave: Anarquismo
Punk
Movimento da juventude
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: Este trabalho procura analisar algumas práticas e idéias anarquista dos punks nas cidades de Campina Grande-PB e João Pessoa-PB, entre os anos de 1988 e 2006 procurando identificar as rupturas e astúcias produzidas pelos anarcopunks através de bandas, fanzines, coletivos e indivíduos na sociedade capitalista e competitiva. Foram nossos interesses específicos: O momento da adoção do anarquismo pelos punks e bandas. Quais práticas e idéias, as táticas e as astucias, elaboradas pelo anarcopunks contra a sociedade capitalista competitiva? Como o contato com os princípios libertários subverte antigos valores do individuo e recriam novas praticas? Buscamos suporte teórico em pensadores como Michel de Certeau, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Hakim Bey, identificados com propostas pós-estruturalistas e anarquistas, neste caso Hakim Bey. O método é análise de discurso baseado na arqueologia de Foucault. A coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia específica, alem de fanzines punks, panfletos anarquistas e punks, cartazes e entrevistas e conversas com militantes e “ex” militantes anarcopunks . A elaboração deste trabalho nos permitiu entender que com a adoção de muitos punks pelo anarquismo fez com que a cultura punk passasse a ser uma manifestação também política e ética aliada ao fator musical. Que a partir dos princípios libertários os punks vão elaborar uma série de táticas e práticas como a criação de coletivos, fanzines e gravadoras independentes autogestionárias que serão criadas a partir do questionamento da lógica da empresa, da qual nos fala Deleuze, que é intrínseca a sociedade capitalista. Que os princípios libertários do anarquismo estão presentes na constituição de si destes indivíduos que são atraídos pelo discurso anarquista, aplicando sobre si princípios libertários que vão influenciar escolhas e ações na vida destes indivíduos.
Descrição: Araújo Júnior, C. F. de. A hora da vingança: astúcia e experiência anarcopunk nas cidades de Campina Grande-Pb e João Pessoa-PB (1988-2006). 2010. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2561
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Ferreira de Araújo Júnior.pdfCarlos Ferreira de Araújo Júnior2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.