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dc.contributor.authorSilva, Anna Laura Mendonça da Trindade-
dc.date.accessioned2022-02-01T11:40:01Z-
dc.date.available2022-02-01T11:40:01Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.otherCDD 338.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25645-
dc.descriptionSILVA, Anna Laura Mendonça da Trindade. da T. Análise do poder adsortivo do resíduo de malte em soluções contaminadas com gasolina e diesel. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO avanço da tecnologia industrial e consequentemente o aumento das produções, vem gerando muitos resíduos e o seu descarte impróprio tem resultado na geração de águas contaminadas, assim como na produção de resíduos industriais e agrícolas, como o resíduo da cevada. O processo de adsorção utilizando resíduos agroindustriais como adsorvente, vem se tornando uma alternativa potencialmente atrativa e econômica para o tratamento de diversos tipos de efluentes. Esse trabalho visou buscar formas alternativas para o aproveitamento do resíduo gerado na produção de cerveja, utilizando-os como resíduos seco para servir como bioadsorvente de compostos orgânicos. Para tanto, foram realizadas avaliações de cinética e isoterma de equilíbrio para avaliar o potencial adsortivo do resíduo de cevada na remoção de gasolina e diesel. No estudo da cinética de adsorção foram realizados três experimentos, cada uma com 12 amostras de soluções com 8,6mL; 12,0mL e 15,6mL de contaminante com 40mL de água. No estudo da isoterma de equilíbrio, foram realizadas 10 concentrações diferentes do agente contaminante com variação de 5 a 50% com água. Modelos matemáticos foram utilizados para representar os dados experimentais de isoterma de adsorção. Na cinética da gasolina a quantidade adsorvida para o resíduo foram aproximadamente 8,0; 7,5 e 7,0 mL/g, respectivamente e na cinética do diesel a quantidade adsorvido para o resíduo foram de aproximadamente 6,3; 6,7 e 7,2 mL/g, respectivamente. Na isoterma da gasolina os resultados se ajustaram melhor ao modelo pré-estabelecido de Langmuir-Freundlich.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Márcia Ramos Luizpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResíduo orgânicopt_BR
dc.subjectAdsorção industrialpt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.titleAnálise do poder adsortivo do residuo de malte em soluções contaminadas com gasolina e dieselpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:02 - TCC

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